PUBLICIDADE

Musk diz que acionistas da Tesla votam a favor de seu pacote salarial de US$56 bi

13 jun 2024 - 09h09
(atualizado às 14h18)
Compartilhar
Exibir comentários

Os acionistas da Tesla estão votando para aprovar um pacote de pagamento de 56 bilhões de dólares para Elon Musk e para mudar a sede legal da fabricante de veículos elétricos para o Estado norte-americano do Texas, disse o presidente-executivo da montadora.

A aprovação pelos acionistas do maior acordo de remuneração da história corporativa dos Estados Unidos pode acalmar as preocupações dos investidores sobre o futuro de Musk na empresa, ao mesmo tempo em que daria munição à montadora de carros elétricos em sua luta para reverter uma decisão judicial que anulou o pacote de remuneração do bilionário.

Musk ainda enfrentará uma longa batalha legal para convencer a juíza de Delaware que disse que o conselho de administração da Tesla estava vinculado a ele, além de poder enfrentar novos processos judiciais sobre a última votação.

"Mesmo que os acionistas aprovem o pacote antigo, não está claro se o tribunal de Delaware permitirá que essa votação seja efetiva", disse Adam Badawi, professor de direito da Universidade da Califórnia em Berkeley.

As ações da Tesla subiram 6,7% nas negociações pré-mercado nesta quinta-feira, depois de subirem 3,9% um dia antes da reunião de acionistas.

O resultado será anunciado em uma reunião na sede da Tesla no Texas às 17h30, horário de Brasília desta quinta-feira.

Uma pessoa familiarizada com a contagem preliminar de votos disse que uma combinação de votos de grandes investidores institucionais e de investidores de varejo fez com que o resultado do "sim" mostre vantagem sobre o "não".

As principais empresas de representação, Glass Lewis e Institutional Shareholder Services (ISS), pediram aos acionistas que rejeitassem o pacote salarial, e grandes investidores, incluindo o fundo soberano da Noruega e os principais fundos de pensão dos EUA, disseram que votariam contra.

Os acionistas têm permissão para alterar seu voto até o início da reunião anual.

Os acionistas da Tesla também votaram em outras propostas, incluindo a mudança da sede legal da empresa de Delaware para o Texas, bem como a reeleição de dois membros do conselho: Kimbal Musk, irmão de Musk, e James Murdoch, filho do magnata da mídia Rupert Murdoch.

REFERENDO

Embora Musk seja, sem dúvida, a força motriz da Tesla e seja creditado por grande parte de seu sucesso, as vendas e os lucros da empresa diminuíram. Alguns investidores consideraram a votação sobre a remuneração de Musk como um teste de confiança em sua liderança.

As ações da Tesla perderam quase 60% de seu valor desde o pico em 2021, quando Musk começou a vender bilhões de dólares de sua participação em parte para ajudar a financiar a compra do Twitter, gerando preocupações de que ele estaria muito disperso. O bilionário agora dirige seis empresas, incluindo a construtora de foguetes SpaceX, a rede social X e a empresa de inteligência artificial xAI, que Musk criou em 2023.

A franqueza e o talento de Musk para criar polêmicas também pesaram sobre a reputação e as vendas da Tesla. A empresa enfrentou vários processos judiciais que alegam que a companhia tolerava assédio aos trabalhadores, o que ela nega.

O pacote de pagamento permitirá que Musk fortaleça seu controle sobre a montadora "às custas da diluição do valor daqueles pertencentes a outros acionistas", disse Marcie Frost, presidente-executivo do Sistema de Aposentadoria dos Funcionários Públicos da Califórnia.

A Tesla vem angariando apoio para o pacote de remuneração de Musk, especialmente de investidores de varejo, que constituem uma porcentagem excepcionalmente alta de sua base de acionistas, mas que geralmente não votam.

Os executivos da empresa publicaram mensagens na X, dizendo que Musk é fundamental para o sucesso da Tesla. A Tesla veiculou anúncios nas mídias sociais, e Musk prometeu uma visita pessoal à fábrica da Tesla no Texas para alguns acionistas que votarem.

A diretoria disse que Musk merece o pacote porque a Tesla atingiu todas as metas de valor de mercado, receita e lucratividade.

O pacote de remuneração também é necessário para manter Musk dedicado à Tesla, disse o conselho, embora o juíza de Delaware tenha dito que o plano de remuneração de 2018 não conseguiu garantir que Musk dedicasse uma quantidade substancial de tempo à montadora, uma preocupação que também foi repetida pelos investidores.

Musk ameaçou criar produtos de IA e robótica fora da Tesla se não conseguir obter votos suficientes, o que exige que o pacote de remuneração de 2018 seja aprovado.

"Com base em todas as nossas discussões ao longo do mês passado, os grandes acionistas sabiam que, no fim das contas, votar não seria arriscar que Musk acabasse deixando o cargo de presidente-executivo e que o risco superava em muito a recompensa", disse Dan Ives, analista da Wedbush Securities.

Mas Musk pode ter que esperar anos para saber se terá seu pacote de pagamento restaurado, à medida que os recursos forem chegando à Suprema Corte de Delaware.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra












Publicidade