PUBLICIDADE

Mounjaro e Zepbound ajudam no tratamento da apneia do sono

Remédios com a tirzepatida como princípio ativo, como Monjauro, são eficazes contra a apneia do sono. A condição é associada com ronco, mas tem complicações

24 jun 2024 - 20h15
(atualizado às 23h27)
Compartilhar
Exibir comentários

As canetas emagrecedoras têm demonstrado novas utilidades além do controle do diabetes tipo 2 e da perda de peso. São os casos dos remédios Monjauro e Zepbound (tirzepatida), da farmacêutica Eli Lilly, que demonstraram ser eficazes no tratamento da apneia do sono. A condição é quase sempre associada com os roncos noturnos e interrupções do sono, mas pode causar outras complicações de saúde.

Foto: Amenic181/Envato / Canaltech

No estudo publicado na revista New England Journal of Medicine (NEJM), os pesquisadores da Universidade da Califórnia (EUA) demonstram que a tirzepatida auxilia no tratamento da apneia obstrutiva do sono (AOS) moderada ou grave em adultos com obesidade.

Com o tratamento, os voluntários "experimentaram cerca de 30 eventos perturbadores a menos a cada hora de sono e quase metade alcançou a resolução da doença", afirma Atul Malhotra, professor da Universidade da Califórnia e autor do estudo, em nota.

Cura da apneia do sono?

A apneia do sono é um distúrbio marcado por episódios repetidos de respiração irregular e perturbações ao longo de uma noite de sono. Isso ocorre por causa do bloqueio completo ou parcial das vias aéreas superiores, condição que é mais comum em indivíduos com elevado Índice de Massa Corporal (IMC). As pessoas com apneia do sono, normalmente, apresentam os seguintes sintomas:

  • Ronco alto e regular;
  • Acordar no meio da noite;
  • Sonolência diurna.

Embora esses sejam os sintomas mais identificáveis, a condição reduz o nível de oxigênio no sangue e, por isso, aumenta o risco de doenças cardiometabólicas, como hipertensão (pressão alta), insuficiência cardíaca e Acidente Vascular Cerebral (AVC). 

Remédios Monjauro e Zepbound 

Diferente do Ozempic e do Wegovy, tanto o Monjauro quanto o Zepbound simulam a ação de dois hormônios no corpo. O primeiro é o GIP, relacionado com a liberação da insulina no organismo. O segundo é o GLP-1, associado com a sensação de saciedade.

Canetas emagrecedoras, como Monjauro e Zepbound, podem ser usados no tratamento da apneia do sono (Imagem: Towfiqu98/Envato)
Canetas emagrecedoras, como Monjauro e Zepbound, podem ser usados no tratamento da apneia do sono (Imagem: Towfiqu98/Envato)
Foto: Canaltech

Ambos têm o mesmo princípio ativo, que é a tirzepatida, o que muda é a concentração. Oficialmente, o Monjauro é prescrito para o tratamento do diabetes tipo 2, enquanto o Zepbound é direcionado para a perda de peso. Nenhum dos dois estão disponíveis nas farmácias brasileiras. 

Efeitos colaterais adversos

Como todo medicamento, o uso da tirzepatida pode causar efeitos colaterais indesejados e somente deve ser usado com prescrição médica. Entre as reações mais comuns, estão:

  • Náusea;
  • Diarréia;
  • Vômitos;
  • Prisão de ventre;
  • Dor de estômago (abdominal);
  • Indigestão;
  • Reações no local da injeção.

Fonte: NEJM Eli Lilly  

Trending no Canaltech:

Canaltech
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade