PUBLICIDADE

Médicos alertam para poliomielite subnotificada nos EUA após caso de paralisia

No mês passado, um homem desenvolveu paralisia por conta da poliomielite no estado de Nova York: há medo de subnotificação de casos no país

10 ago 2022 - 10h30
(atualizado às 12h18)
Compartilhar
Exibir comentários

Médicos americanos alertam para casos não diagnosticados de poliomielite no estado de Nova York após um homem não-vacinado ficar paralisado por conta do vírus no mês passado, no condado de Rockland. Após exames, verificou-se uma ligação genética entre o caso do paciente e traços do vírus da polio em esgotos de Londres e Jerusalém.

Segundo oficiais de saúde do estado, pode haver centenas ou até mesmo milhares de casos não diagnosticados da doença na região. Avisos para que outros países reforcem as taxas de vacinação contra a doença foram emitidos pelas autoridades.

No condado, há medo de que a poliomielite possa estar circulando muito mais do que se imaginava, já que a incidência de paralisia só ocorre em menos de 1% dos casos — quando isso acontece, significa que há muito mais do que um caso da doença circulando no estado.

Agora, os cientistas estão buscando uma ligação entre o caso de paralisia em Nova York e os traços do vírus encontrados em outros países: até o momento, todas as amostras tiveram seu genoma sequenciado, mas não há algo que ligue os casos de forma clara.

Foto: Danny Nee/Unsplash / Canaltech

Polio derivada da vacina?

O americano que desenvolveu paralisia tem o que se chama de poliomielite derivada de vacina: isso acontece porque alguns países utilizam uma forma enfraquecida do vírus para imunizar a população. Em casos muito raros, o vírus pode sofrer mutações e ser transmitido por maus hábitos de higiene, mas apenas para não-vacinados como ele. Vale reforçar que a vacina é, sim, efetiva, e reações adversas são extremamente improváveis.

Normalmente, casos como esse acontecem em países onde a poliomielite não havia chegado, e onde há estratos populacionais com baixas taxas de vacinação. A polio da vacina é uma forma enfraquecida que pode causar sintomas leves ou medianos, diferente da severidade da cepa original da doença, mas pode acabar sendo mais séria em alguns casos.

Entre os sintomas da polio, há a paralisia, geralmente das pernas. Caso os músculos envolvidos na respiração sejam afetados, no entanto, ela pode representar um risco sério à vida. Nos Estados Unidos e em alguns outros países, utiliza-se uma nova forma de vacina contra o vírus, que não envolve nenhuma forma viva do patógeno.

No condado de Rockland, onde o caso aconteceu, a taxa de vacinação é historicamente baixa, ficando em apenas 60% atualmente. Em 2018, o local passou por um surto de sarampo. Equipes de campo estão sendo enviadas para a região, em um esforço de conscientização e incentivo para que a população se vacine, e especialmente vacine as crianças. No Reino Unido, testes estão sendo feitos para determinar a origem do vírus encontrado nos esgotos de Beckton, Londres.

Fonte: BBC

Trending no Canaltech:

Canaltech
Compartilhar
Publicidade
Publicidade