PUBLICIDADE

IA traduz "cachorrês" e interpreta significado de latidos dos cães

Nos EUA, pesquisadores treinam um modelo de IA para identificar o sentimento dos cães ao latir; a ferramenta já alcançou uma taxa de acerto de 62%

12 jun 2024 - 17h21
(atualizado às 20h51)
Compartilhar
Exibir comentários

Já imaginou saber exatamente o que o seu cachorro quer te dizer através de seus latidos e grunhidos? É exatamente isso que pesquisadores da Universidade de Michigan, nos EUA, querem alcançar com a ajuda da Inteligência Artificial. A equipe afirma ter desenvolvido um modelo de IA, em fase preliminar, capaz de interpretar o significado desses sons caninos.

Foto: Robert Gramner/Unsplash / Canaltech

Nos testes, o modelo de IA alcançou uma taxa de acerto de 62% na interpretação dos latidos caninos, mas essa porcentagem pode variar de acordo com a emoção que o cão quer supostamente transmitir com aquele som. O modelo também faz previsões sobre a idade, raça e sexo do animal com base no som dos latidos.

"Os avanços na IA podem ser usados para revolucionar a nossa compreensão da comunicação animal", aposta Rada Mihalcea, professora da universidade e uma das autoras do estudo, em nota.

IA que interpreta latidos

Para desenvolver a nova ferramenta que promete interpretar latidos, os pesquisadores norte-americanos partiram de um modelo de IA originalmente treinado com a fala humana.

IA promete interpretar o que os cachorros querem dizer ao latir (Imagem: Akshay Madan/Unsplash)
IA promete interpretar o que os cachorros querem dizer ao latir (Imagem: Akshay Madan/Unsplash)
Foto: Canaltech

"Ao usar modelos de processamento de fala inicialmente treinados na fala humana, nossa pesquisa abre uma nova janela sobre como podemos aproveitar o que construímos até agora no processamento de fala para começar a compreender as nuances dos latidos de cães", aponta Mihalcea.

Para chegar a essa ferramenta preliminar, a equipe analisou um conjunto de sons gravadas proveniente de 74 cães, com raças, idades e sexos diversos, além de contextos variados. Assim, foram definidos 14 tipos diferentes de vocalização canina, como latidos de alegria ou de tristeza.

Segundo os autores, a IA alcançou uma taxa de sucesso de 62,2%, embora determinados tipos de som fossem mais fáceis de decifrar do que outros. Em casos de grunhidos negativos, a taxa de acerto foi de 90,7%. 

No entanto, uma longa jornada de testes ainda é necessária antes que a tecnologia esteja disponível em um aplicativo de celular — será fundamental validar os achados em grandes matilhas.

Os resultados da pesquisa foram, inicialmente, apresentados na International Conference on Computational Linguistics, Language Resources and Evaluation, que aconteceu em maio na Itália. Em paralelo, foi publicado um preprint — estudo sem revisão por pares — sobre a IA que consegue apontar o significado dos latidos emitidos por cães — o popular "cachorrês"— na plataforma arXiv.

Fonte: arXiv e Universidade de Michigan  

Trending no Canaltech:

Canaltech
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade