PUBLICIDADE

Google expande recursos para combater fake news na Busca

Ferramentas de "Sobre a imagem" e "Sobre essa página" agora suportam 40 idiomas adicionais e Fact Check Explorer saiu do Beta

2 abr 2024 - 11h15
(atualizado às 13h45)
Compartilhar
Exibir comentários

Em celebração ao Dia Internacional da Verificação de Fatos, celebrado em 2 de abril, o Google anunciou a expansão de ferramentas importantes no combate às fake news. Tanto o recurso "Sobre a imagem" quanto o "Sobre essa página" agora oferece conteúdos em mais 40 idiomas, incluindo o português. O verificador de fatos Fact Check Explorer saiu da versão Beta e agora está disponível para qualquer pessoa que deseja confirmar informações na internet.

Foto: Brett Jordan/Unsplash / Canaltech

Expansão de idiomas nas pesquisas

Com o objetivo de oferecer mais opções para os usuários nas pesquisas, a Gigante de Buscas anunciou aprimoramentos nos contextos de imagens e páginas. Dessa forma, pessoas de diferentes nacionalidades podem pesquisar e compreender melhor do que se trata o conteúdo.

Além de oferecer 40 línguas adicionais nas áreas de "Sobre a imagem" e "Sobre essa página", a empresa destacou a utilidade de cada recurso.

Sobre a imagem

Basta clicar nos três pontos ao lado de uma imagem nos resultados do Google para acessar a ferramenta. Isso faz surgir três características importantes:

  • Um histórico da imagem;
  • Como sites utilizam e descrevem a figura;
  • Os metadados quando estiverem disponíveis.

Sobre essa página

É comum que você reconheça diversos sites em uma busca do Google, mas há páginas que você simplesmente nunca ouviu falar. Nesses casos, a função "Sobre essa página" oferece contexto sobre o veículo apresentado. É só clicar nos três pontos ao lado de um site nos resultados de pesquisa e selecionar o guia "mais sobre esta página" para liberar os seguintes dados:

  • Informação sobre o website;
  • Como a Wikipedia o descreve (quando estiver disponível);
  • Opiniões de terceiros sobre a página.

Fact Check Explorer saiu do Beta

Outra novidade relevante liberada nesta terça-feira (2) é a disponibilidade completa do Fact Check Explorer — ferramenta que combate fake news na internet. Previamente, o recurso estava em Beta, mas já pode ser usado por qualquer jornalista ou interessado em verificação de fatos.

Para isso, siga este passo a passo:

  1. Acesse toolbox.google.com/factcheck/explorer/search;
  2. Selecione o idioma na caixa abaixo da pesquisa;
  3. Digite a notícia, tópico ou pessoa na barra de busca;
  4. Confirme para checar a veracidade das informações.

O combate às notícias falsas é algo constante na internet e o Google parece querer manter a luta em dia. Porém, se você não quiser usar a plataforma da Gigante de Buscas, é possível conhecer outros sites que checam fake news.

Trending no Canaltech:

Canaltech
Compartilhar
Publicidade
Publicidade