PUBLICIDADE

Google Drive ganha atalhos para localizar arquivos no celular

O Google Drive agora mostra filtros de pesquisa por formato, proprietário do arquivo e data no aplicativo para iOS

1 mar 2024 - 18h36
(atualizado em 2/3/2024 às 17h36)
Compartilhar
Exibir comentários

O Google anunciou duas novidades para o Drive, serviço de armazenamento em nuvem da empresa. A primeira delas é a chegada de novos filtros para encontrar arquivos no aplicativo para celulares, enquanto a segunda envolve uma otimização que acelera a reprodução de vídeos pela plataforma.

Foto: Montagem: Caio Carvalho/Canaltech / Canaltech

Mais opções de busca

O app do Drive para celulares foi reforçado com novos filtros que ajudam a encontrar os documentos espalhados entre pastas. É possível abrir a barra de pesquisa e procurar pelo formato do arquivo, pelas pessoas que colaboraram ou pela data de modificação.

Além disso, durante a navegação pela tela de resultados, o app pode exibir alguns atalhos no topo da tela que ajudam a refinar a busca sem a necessidade de digitar novos termos. Ambas as novidades agilizam tarefas pelo aplicativo, principalmente porque a versão para celulares pode exibir menos itens na tela do que o cliente para computadores. 

A princípio, os filtros foram liberados somente na versão para iOS, mas a empresa já confirmou que chegarão ao Android no futuro.

Drive no iOS já permite buscar pelos formatos específicos de cada arquivo (Imagem: Reprodução/Google)
Drive no iOS já permite buscar pelos formatos específicos de cada arquivo (Imagem: Reprodução/Google)
Foto: Canaltech

Reprodução de vídeos otimizada

A empresa anunciou que vai incorporar o protocolo de vídeo Dynamic Adaptive Streaming over HTTP (DASH) para todos os vídeos no Drive, com o objetivo de melhorar a reprodução e a geração desse tipo de mídia na plataforma. O DASH melhora o bitrate da reprodução e ainda permite que o usuário escolha entre vários tipos de resolução de acordo com a qualidade da conexão com a internet.

Segundo o Google, isso deve resultar em melhorias no tempo de inicialização do documento e uma diminuição nas interrupções por falha de carregamento. O Drive usa uma interface bem parecida com o YouTube para arquivos de vídeo, mas a experiência normalmente é mais devagar e já rendeu reclamações da comunidade. A expectativa é de que a atualização deixe a atividade mais otimizada e com menos travamentos.

WhatsApp ocupa mais espaço no Drive

E por falar em Drive, se você usa o serviço no Android, vale lembrar que o backup ilimitado do WhatsApp na ferramenta chegou ao fim no começo do ano — caso o conteúdo ultrapasse a cota gratuita, é necessário deletar arquivos ou adquirir um plano pago de armazenamento extra pelo Google One

Trending no Canaltech:

Canaltech
Compartilhar
Publicidade
Publicidade