Flores comestíveis podem trazer benefícios à saúde
As flores comestíveis não servem só para deixar um prato esteticamente agradável. Elas possuem propriedades antioxidantes e podem ajudar no combate a doenças
As flores comestíveis estão presentes em diversos pratos, principalmente em saladas. A comunidade científica tem voltado olhares para esse ingrediente inusitado, o que permitiu a descoberta de diversos benefícios para a saúde. Os compostos antioxidantes, por exemplo, são apenas parte do que essas flores têm a oferecer, de acordo com um novo estudo publicado na revista Plants.
- Flores estão se abrindo antes do que deveriam por causa das mudanças climáticas
- O que é PANC? | Planta Alimentícia Não Convencional
O estudo reuniu dados sobre mais de 250 tipos de plantas, divididas em 45 famílias, e 140 gêneros. Conforme apurou o artigo, as flores de sabugueiro (Sambucus nigra L.) são as mais utilizadas na culinária, e podem combater doenças cardiovasculares e inflamatórias, além de diabetes.
Enquanto isso, as flores da acácia-bastarda (Robinia pseudoacacia) contam com propriedades antioxidantes e podem ajudar até mesmo na luta contra determinados tumores. Como essas flores são ricas em polifenóis, têm sido usadas para tratar a gripe e acalmar.
Especialistas revelam, ainda, que a calêndula ajuda a cicatrizar hematomas, enquanto a lavanda é conhecida por ser boa para o crescimento do cabelo. Por sua vez, o lírio pode ajudar a prevenir dores de cabeça crônicas.
O estudo também revela que dentes-de-leão contêm vários fitoquímicos, incluindo a luteolina e seu 7-glicosídeo, com propriedades antioxidantes e citotóxicas.
No geral, o artigo destaca o potencial das flores comestíveis para promover a saúde e prevenir doenças de várias maneiras, como eliminando ou prevenindo a liberação de radicais livres, que estão por trás de muitas condições degenerativas, incluindo Parkinson e Alzheimer.
As flores comestíveis também podem ser usadas para produzir uma variedade de terapias para o rejuvenescimento da pele, uma vez que estimulam a imunidade em pessoas mais velhas e previnem a neurodegeneração.
Fonte: Plants, Health Shots, News Medical
Trending no Canaltech:
- O que é próstata aumentada e quando a cirurgia é necessária
- WhatsApp encerrará suporte a quase 50 celulares na virada do ano
- Enorme complexo maia perdido é descoberto na Guatemala com escaneamento a laser
- Algo estranho aconteceu quando este buraco negro engoliu uma estrela
- 5 produtos que não vingaram em 2022
- Lançamentos da HBO Max na semana (14/12/2022)