PUBLICIDADE

Fábrica argentina da Ford é referência mundial em IA e machine learning

Milhares de sensores, câmeras e robôs ajudam os funcionários da fábrica da Ford em General Pacheco, na Argentina, a ser a mais eficiente da marca no mundo

15 jun 2024 - 01h39
(atualizado às 21h48)
Compartilhar
Exibir comentários

A planta da Ford em General Pacheco, na Argentina, é o local responsável pela fabricação da Ranger desde 1996 e desde junho de 2024 também passou a produzir por lá os dois motores que equipam uma das caminhonetes médias mais vendidas do Brasil, que antes eram importados da Inglaterra e da Índia.

Foto: Paulo Amaral/Canaltech / Canaltech

O principal desafio dos colaboradores da planta de Pacheco com as novas atribuições será manter o nível de eficiência que tornou as instalações em território argentino referência mundial na fabricação de picapes. Segundo Kleber Fernandes, diretor de qualidade e lançamentos Ford América do Sul, nenhuma outra fábrica é tão competente.

"Temos duas fábricas de picapes na Tailândia, uma na África do Sul e uma nos Estados Unidos. Entre todas, a nossa é a melhor. Além de sermos a melhor em Ranger, somos 28% mais eficientes que todas as outras que produzem qualquer carro da Ford no mundo", revelou, sem esconder o orgulho pela eficiência da planta de Pacheco.

O nível de excelência que é empregado na produção da Ranger e, agora, também fará parte das linhas de onde sairão os motores da picape tem a ajuda da tecnologia para alcançar índices tão impressionantes, mais especificamente da Inteligência Artificial e do Machine Learning.

Como a IA ajuda na eficiência da fábrica da Ford?

O Canaltech conversou com Kleber Fernandes, diretor de qualidade e lançamentos Ford América do Sul para entender melhor como a IA e o Machine Learning atuam para tornar a fábrica de General Pacheco referência mundial na produção de picapes.

Antes de explicar exatamente qual é a influência da tecnologia nos processos, o executivo fez questão de dizer que o principal diferencial ainda é o toque humano, embora ele esteja cada vez mais reduzido — a área de solda, por exemplo, já atua 95% de forma automatizada.

"Nós temos obsessão por qualidade e excelência, pois usamos tecnologia de ponta em nível global. Nosso diferencial também está na nossa execução", avisou, emendando, na sequência, como a IA se tornou fundamental.

Gestão de qualidade inteligente ajuda Ford de General Pacheco a ser referência mundial (Imagem: Paulo Amaral/Canaltech)
Gestão de qualidade inteligente ajuda Ford de General Pacheco a ser referência mundial (Imagem: Paulo Amaral/Canaltech)
Foto: Canaltech

"Esse tipo de tecnologia instalada na nossa planta tem sido uma grande vantagem. A IA mede a diferença de comportamento. Esses sistemas integrados com câmeras e sensores comparam comportamentos em tempo real. Qualquer informação fora do esperado dá um alerta e nosso time atua imediatamente em cima dessa alteração. A gente consegue prever erros para evitar falhas futuras. A indústria 4.0 aqui está full e isso nos traz bastante consistência em termos de qualidade".

Câmeras e robôs por todos os lados

A reportagem do Canaltech acompanhou a produção de um motor Lion V6 3.0 na linha de montagem argentina e comprovou que o local é um autêntico cenário de Big Brother, com câmeras espalhadas por todos os lados das estações para detectar, alertar e corrigir eventuais falhas no processo.

Segundo a marca, são mais de 50 câmeras, 318 robôs de soldagem automática e cerca de 2.000 sensores atuando na linha, além de robôs que usam IA e aprendizado de máquina para garantir altíssima precisão, com capacidade de detectar variações de até 0,004% no processo. Há também rastreabilidade inteligente do motor e das peças, sistema inteligente nas estações de aperto de parafusos e monitoramento digital de todos os equipamentos da planta.

Toda a tecnologia implementada na fábrica, porém, não gera impacto ambiental. A Ford informou que a planta de General Pacheco reduziu em 30%o uso de gás, opera com energia 100% renovável e tem zero geração de resíduo para aterro.

Trending no Canaltech:

Canaltech
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade