PUBLICIDADE

EUA flexibilizam medidas para controle da covid, mas mantêm regra do isolamento

Pacientes que estão com a covid-19 devem se isolar. Agora, quem apenas teve contato com esses indivíduos precisa apenas usar máscaras, mas pode sair de casa

12 ago 2022 - 19h36
(atualizado em 13/8/2022 às 11h39)
Compartilhar
Exibir comentários

O Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) anunciou, na quinta-feira (11), relaxamento das medidas adotadas contra a covid-19 nos Estados Unidos. Agora, pessoas que tiveram contatos com casos positivos da doença não precisam se isolar, caso não apresentem sintomas. É necessário apenas que usem máscaras e, no quinto dia, devem se testar para o coronavírus SARS-CoV-2. Isolamento está mantido para quem está infectado.

Segundo o CDC, as novas medidas só foram possíveis após parte significativa da população norte-americana estar vacinada contra a covid-19. Outros fatores que impactaram a decisão foram o desenvolvimento de medicamentos e melhora dos tratamentos disponíveis.

Foto: SouthworksStock/Envato / Canaltech

"Sabemos que a covid-19 está aqui para ficar", afirmou Greta Massetti, epidemiologista do CDC, em comunicado. "Os altos níveis de imunidade da população, devido à vacinação e infecções anteriores, e as muitas ferramentas que temos disponíveis para proteger as pessoas de doenças graves e morte nos colocaram em um lugar diferente", acrescenta. Neste cenário, as doses de reforço ainda são fundamentais.

Mudanças nas orientações contra covid nos EUA

Além de reduzir as medidas para pessoas que entrarem em contato com casos confirmados da covid-19, o CDC decretou o fim do distanciamento de 1,5 m entre as pessoas que deveria ser adotado em eventos e estabelecimentos comerciais, como restaurantes.

As autoridades de saúde dos EUA mantêm a recomendação o uso de máscaras, especialmente em ambientes fechados e em regiões onde o número de casos positivos para a doença estão altos. No entanto, esta é apenas uma orientação, já que não há nenhuma lei que regule seu uso.

Isolamento de casos positivos é mantido

"Independentemente do status de vacinação, você deve se isolar de outras pessoas quando tiver a covid-19. Você também deve isolar se estiver doente e suspeitar que está com a covid-19, mas ainda não possui resultados de testes", explica o CDC.

"Se você testar positivo para covid-19, fique em casa por pelo menos 5 dias e se isole de outras pessoas em sua casa. Você provavelmente é mais infeccioso durante esses primeiros 5 dias", acrescenta sobre as medidas que não têm prazo para serem revistas.

Fonte: CDC  e NYT  

Trending no Canaltech:

Canaltech
Compartilhar
Publicidade
Publicidade