PUBLICIDADE

Estudo indica que mulheres vegetarianas têm mais chances de fraturar o quadril

A principal teoria levantada pelos pesquisadores é que as dietas vegetarianas geralmente contam com menor ingestão de nutrientes relacionados à saúde óssea

11 ago 2022 - 18h18
(atualizado às 19h06)
Compartilhar
Exibir comentários

Mulheres vegetarianas podem ter uma chance 33% maior de fraturar o quadril, em comparação com as que se consomem alimentos de origem animal. A informação vem de um estudo publicado na revista BMC Medicine. Para chegar a essa constatação, os cientistas da University of Leeds (Reino Unido) entrevistaram mais de 26 mil mulheres.

De 26.318 mulheres, 822 casos de fratura de quadril foram observados ao longo de aproximadamente 20 anos, o que representou pouco mais de 3% da população da amostra. Após o ajuste para fatores como tabagismo e idade, o vegetarianismo formou o único grupo de risco para a fratura de quadril.

No entanto, os cientistas enfatizam a necessidade de mais pesquisas sobre as causas exatas de por que as mulheres vegetarianas correm maior risco de fratura de quadril. A principal teoria levantada pelos pesquisadores é que as dietas vegetarianas geralmente contam com menor ingestão de nutrientes relacionados à saúde óssea e muscular.

Foto: Sasun Bughdaryan/Unsplash / Canaltech

Conforme o artigo explica, esses tipos de nutrientes geralmente são mais abundantes em carnes e outros produtos animais do que em plantas, como proteínas, cálcio e outros micronutrientes, e a baixa ingestão pode levar a uma menor densidade mineral óssea e massa muscular, o que pode tornar mais suscetível ao risco de fratura de quadril.

"Isso torna especialmente importante que mais pesquisas compreendam melhor os fatores que impulsionam o aumento do risco em vegetarianos, sejam deficiências nutricionais específicas ou controle de peso, para que possamos ajudar as pessoas a fazer escolhas saudáveis", conclui o estudo.

Fonte: BMC Medicine via EurekAlert!

Trending no Canaltech:

Canaltech
Compartilhar
Publicidade
Publicidade