PUBLICIDADE

Estrutura circular misteriosa encontrada na Grécia intriga arqueólogos

Arqueólogos gregos encontraram uma estranha construção circular no topo de uma colina na ilha de Creta; o local foi possivelmente usado em rituais religiosos

17 jun 2024 - 22h00
(atualizado em 18/6/2024 às 01h48)
Compartilhar
Exibir comentários

 Arqueólogos descobriram uma misteriosa construção circular no pico de uma colina na ilha de Creta, na Grécia. O monumento de pedra em forma de anel foi construído há 4.000 anos, durante a Idade do Bronze. Com formas que remetem a um labirinto, a função da estrutura ainda é um mistério.

Foto: Reprodução/Ministério da Cultura da Grécia / Canaltech

A estrutura circular misteriosa foi encontrada em meio às obras para a construção de um aeroporto nessa região da Grécia. No topo da montanha, seriam instalados os radares, mas os trabalhos foram suspensos por tempo indeterminado.

"Este é um achado único e de grande interesse", afirma o Ministério da Cultura da Grécia, em nota. Diante da importância desse novo patrimônio histórico, as obras serão remanejadas e escavações são realizadas no local.

Construção misteriosa em Creta

Com formato circular, o conjunto arquitetônico tem 48 m de diâmetro e se estende por uma área total de 1.800 m², a partir do ponto mais alto desta colina na ilha de Creta.

Na ilha de Creta, paleontólogos encontraram monumento circular, que remete a um labirinto, com função misteriosa (Imagem: Reprodução/Ministério da Cultura da Grécia)
Na ilha de Creta, paleontólogos encontraram monumento circular, que remete a um labirinto, com função misteriosa (Imagem: Reprodução/Ministério da Cultura da Grécia)
Foto: Canaltech

A misteriosa construção é composta por 8 anéis de pedra sobrepostos, com uma espessura média de 1,4 m. No centro um edifício circular grego, há um círculo em destaque, com um diâmetro externo de 15 m. Na parte interna, o diâmetro é de 9 m. Essa porção interna ainda está dividida em 4 quadrantes.

A equipe ainda não sabe prever qual era a altura das paredes, mas o que tem intrigado o grupo de paleontólogos é a estrutura quase labiríntica que fica mais visível conforme a escavação avança. Os espaços comunicam-se entre si através de aberturas estreitas.

A estimativa é que o monumento tenha sido construído nos anos 2.000 e 1.700 a.C., com base na análise dos restos de cerâmica descobertos. Isso caracteriza a obra como pertencente à antiga civilização minóica.

Função da estrutura circular grega

As escavações e as investigações estão longe do fim, mas os pesquisadores estão debatendo qual era a utilidade da construção circular, construída pela cultura minóica. A principal hipótese é de que se tratava de um local para rituais.

O local "pode ter sido usado periodicamente, possivelmente, em cerimônias ritualísticas, envolvendo o consumo de comida, vinho e, talvez, oferendas", sugere o ministério. A ideia ganha força devido à grande quantidade de ossos de animais encontrados no interior.

"Este é o primeiro monumento deste tipo identificado e escavado em Creta. A sua dimensão, estrutura arquitectónica e construção minuciosa exigiram um trabalho considerável, experiência especializada e uma administração central forte, que organizou a sua construção", completa a nota.

Fonte: Ministério da Cultura da Grécia  

Trending no Canaltech:

Canaltech
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade