PUBLICIDADE

Erupção em vulcão no Japão força a evacuação de moradores em duas cidades

Rochas foram expelidas a 2,5 km de distância das crateras, e há a possibilidade de fluxos piroclásticos; população mais vulnerável foi levada a locais seguros

25 jul 2022 - 14h00
(atualizado às 16h30)
Compartilhar
Exibir comentários

A erupção do vulcão Sakurajima, no Sul do Japão, neste domingo (21) forçou a evacuação de moradores em duas cidades próximas. Segundo a emissora de TV NHK, rochas foram aremessadas a uma distância de até 2,5 quilômetros das crateras, mas não há registros de danos à propriedade ou feridos.

Foto: TANAKA Juuyoh / Canaltech

Embora uma nova erupção não seja esperada, a agência meteorológica japonesa elevou o nível de alerta para 5, o mais alto na escala. Foi a primeira vez que este nível foi usado desde que o sistema atual de alerta foi colocado em prática, em 2007.

Como consequência, 51 moradores vulneráveis em cidades próximas, principalmente idosos, foram evacuados para locais seguros. 33 deles foram alocados em asilos.

?rel=0&hd=0" width="640" height="385" frameborder="0" allowfullscreen="1">

Segundo Nakatsuji Tsuyoshi, oficial da agência meteorológica japonesa, "a atividade vulcânica em Sakurajima está se tornando intensa. Pessoas em áreas residenciais devem estar no mais alto nível de alerta para rochas vulcânicas caindo nas proximidades".

Rochas podem cair em uma área de até 3 quilômetros das crateras do vulcão. Moradores em uma área de até 2 quilômetros também devem ficar em alerta para o potencial de fluxos piroclásticos, torrentes de gás e cinzas em alta temperaratura que viajam em alta velocidade rente ao solo, como uma avalanche, causando destruição.

Uma erupção do Sakurajima em 1914 foi a mais poderosa da história do Japão no século XX, transformando o que era até então uma ilha em uma península. 58 pessoas morreram.

Fonte: NHK

Trending no Canaltech:

Canaltech
Compartilhar
Publicidade
Publicidade