PUBLICIDADE
AO VIVO
Paris é Delas: Atletas falam sobre longevidade e vaidade no esporte

Enchente no RS: jacaré, piranhas e cobras assustam moradores

Animais surgem nas avenidas e nas casas de Porto Alegre, conforme moradores relatam nas redes sociais. Ratos e baratas já foram relatados, além do mau cheiro

23 mai 2024 - 04h03
(atualizado às 19h39)
Compartilhar
Exibir comentários

A enchente no RS tem sido sinônimo de preocupações, e uma delas é o aparecimento de animais — tanto nas ruas quanto nas casas. Além do "clássico", como ratos e baratas, a catástrofe climática trouxe peixes para locais longe do Guaíba, tal como jacarés e cobras.

Foto: Governo do Rio Grande do Sul/Flickr/Gustavo Mansur / Canaltech

Por causa da enchente, bichos mortos e mau cheiro tomaram Porto Alegre. Inúmeros relatos (com direito até a registros em foto e vídeo) foram compartilhados nas redes sociais.

O Metsul Meteorologia confirmou a veracidade dos relatos: quando a águas começou a recuar, os moradores da capital do RS encontraram peixes nas ruas em diversas bairros, como Navegantes, Centro Histórico, Floresta, Praia de Belas, Menino Deus e Cidade Baixa.

Os peixes não são novidade: nas enchentes que aconteceram em 2023, já foram vistos nas avenidas por moradores, principalmente na  Avenida Borges de Medeiros.

Jacaré em Porto Alegre

Evidentemente, o que chamou mais a atenção dos moradores de Porto Alegre foi a aparição de um jacaré.

O caso assustou os moradores e gerou dúvidas e teorias a ponto da Secretaria do Ambiente de Porto Alegre precisar publicar uma nota confirmando a presença do animal nas ruas do bairro Menino Deus em 7 de maio.

"A equipe de Fauna Silvestre da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus) confirma o avistamento de um jacaré de pequeno porte na região alagada do Menino Deus. Um biólogo voluntário já está na região, monitorando os deslocamentos do animal", consta no comunicado.

Os vídeos não demoraram a viralizar nas redes sociais, o que instaurou ainda mais a sensação de alerta.

Aparição de piranhas

As piranhas apareceram em diversos bairros. De acordo com o Metsul, a palometa (Serrasalmus maculatus), também chamada de piranha amarela, já habita o Guaíba desde 2021.

O instituto estima que a  espécie chegou até a bacia hidrográfica com a conexão dos rios Uruguai através dos sistemas de irrigação para lavouras.

O Metsul também confirma a aparição de cobras na região. A recomendação do Instituto Butantan para os moradores durante esse período de enchente no RS é que, se aparecer alguma, a primeir coisa a faer é procurar socorro imediatamente: chamar os Bombeiros, a Defesa Civil ou o Controle de Zoonoses.

Fonte: Metsul Meteorologia

Trending no Canaltech:

Canaltech
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade