Script = https://s1.trrsf.com/update-1764790511/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Encanador recomendou que eu fizesse isso uma vez por semana para evitar que canos e ralos fiquem com mau cheiro — e funciona

E não é usar produtos químicos com frequência

16 nov 2025 - 17h03
(atualizado em 16/11/2025 às 11h18)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Xataka

Se tem uma coisa que acontece com frequência em casas que já têm alguns anos de uso é o mau cheiro no banheiro ou na pia da cozinha. E isso pode ter várias causas: entupimento nos canos, ventilação ruim ou até o sifão funcionando mal.

Na maioria das vezes, o problema começa com restos de comida, sujeira, gordura e cabelos que se acumulam e formam uma mistura de compostos orgânicos que começam a se decompor.

E não adianta só abrir a torneira no dia a dia, esse tipo de sujeira precisa de uma ajudinha para sair dos canos. O primeiro sinal geralmente aparece quando a água começa a escoar mais devagar. A pia não dá conta como antes, e aí os odores também começam a aparecer. Se não fizer nada, o cheiro piora e o entupimento pode ficar bem mais sério com o passar dos dias.

Como evitar os maus odores nas tubulações

Já vimos em outras ocasiões algumas dicas de especialistas para desentupir o banheiro, mas o ideal mesmo é não deixar o problema chegar a esse ponto, evitando que o mau cheiro tome conta da casa. E aí vem a pergunta: como manter os canos limpos?

Antes de precisar chamar um encanador, dá para tentar algumas soluções simples. Uma delas é abrir a torneira e deixar a água correr mais do que o normal. Isso pode ajudar, principalmente se o acúmulo de resíduos for pequeno. É uma boa prática para pias e lavabos que não são usados com frequência. Mas cuidado com o desperdício, hein? Isso só serve caso seja algo pequeno.

Outra opção é usar um produto químico desentupidor, que dissolve a ...

Veja mais

Matérias relacionadas

Uma empresa afirma ter criado o primeiro monitor de computador transparente: ele teria se inspirado em tecnologia da aviação

Novos processadores leves: empresa alemã pretende superar nada menos que "Samsung, TSMC e Nvidia"

"5 minutos sem perder a amizade": neste país os habitantes trocam soco no natal para resolver suas desavenças e terminar o ano em paz

Satélite espanhol apresenta alternativa ao GPS que resiste a interferências, consome menos energia e é mais barato

Nem Aston Martin, nem Ferrari; Christian Horner pode retornar à F1 da maneira mais inesperada: comprando sua própria equipe

Xataka
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade