PUBLICIDADE

Empresa de software norueguesa mira em riscos crescentes de ataques digitais

25 mai 2022 - 12h45
(atualizado às 14h06)
Ver comentários
Publicidade

As norueguesas Telenor, Aker ASA e Cognite dizem que uma nova empresa de segurança de software que planejam lançar este ano ajudará as empresas a proteger seus ativos industriais de um risco crescente de ataque digital desde a invasão da Ucrânia pela Rússia.

"Cada vez mais, objetos (industriais) estão sendo conectados, e você pode adicionar Rússia-Ucrânia em cima disso", disse Sigve Brekke, presidente-executivo da Telenor, acrescentando que uma tendência que se acelerou durante a pandemia está "indo cada vez mais rápido agora".

Instalações industriais, sistemas de controle, oleodutos, cadeias de suprimentos, redes elétricas e assistência médica são os principais alvos, disseram Brekke e os presidentes-executivos da Aker ASA e Cognite durante o Reuters Global Markets Forum, em Davos, esta semana.

"A segurança digital é cada vez mais motivo de preocupação para qualquer empresa", disse Asa Tamsons, vice-presidente sênior e chefe da área de tecnologias e novos negócios da Ericsson.

John Lervik, cofundador e diretor de estratégia e desenvolvimento da Cognite, disse que a nova empresa, Omny, ajudará companhias públicas e privadas a monitorar ativos industriais para que tenham um desempenho ideal, protegendo-os de ataques digitais.

Omny será lançado primeiro na Noruega no próximo semestre e depois será expandido para os países nórdicos no próximo ano, disse Lervik.

O presidente-executivo da Aker ASA, Oyvind Eriksen, disse que o objetivo é eventualmente tornar a Omny global, e seus fundadores procurarão parceiros internacionais para ampliá-la.

A Omny prevê que o mercado de segurança de tecnologia operacional crescerá de 94 bilhões de coroas norueguesas (9,8 bilhões de dólares) para quase 470 bilhões de coroas em 2030, com a parte de software do mercado estimada em 20% a 30%.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Publicidade
Publicidade