PUBLICIDADE

Emojis do Windows 11 agora têm código aberto e são gratuitos

Desenvolvedores, marcas e empresas podem reproduzir praticamente todas as expressões contidas no catálogo sem pagar nada

10 ago 2022 - 19h36
(atualizado às 22h33)
Compartilhar
Exibir comentários

A Microsoft abriu o código dos emojis do Windows 11. As figurinhas desenhadas para encaixar no Fluent, linguagem de design que dita o visual do sistema, agora podem (em boa parte) ser utilizadas em projetos de terceiros.

A liberação inclui exatamente 1.538 figurinhas para uso em projetos externos. As carinhas e as expressões podem ser utilizadas em logos, ícones, conteúd e promocional, por exemplo, tudo de graça.

Foto: Reprodução/Microsoft / Canaltech

Os arquivos estão disponíveis numa variedade de formatos — SVG, PNG e JPG, por exemplo — e todos podem ser utilizados à vontade. O pacote gratuito também conta com variações, incluindo alternativas monocromáticas e as ilustrações 3D usadas no Microsoft Teams (e motivadoras de uma polêmica no ano passado).

As exceções

Contudo, vale ressaltar que não é todo o catálogo que está livre para reprodução. O Clippy e duas figurinhas referentes ao trabalho remoto são protegidas por direitos autorais, por isso não podem ser reproduzidas.

Nessa simples abertura, a Microsoft espera mostrar compromisso numa cultura mais aberta, seja em código ou visualmente — e, de quebra, deve impulsionar a popularidade das figurinhas.

Para usar as figurinhas da Microsoft, você pode usar o Figma ou baixar os arquivos contidos no repositório da empresa no GitHub.

Trending no Canaltech:

Canaltech
Compartilhar
Publicidade
Publicidade