PUBLICIDADE
AO VIVO
'Paris É Delas' discute machismo, padrões estéticos e o poder das referências femininas

Destaques da NASA: Lua, Sol, nebulosa e + nas fotos astronômicas da semana

Todo sábado, o Canaltech reúne as fotos astronômicas que a NASA escolheu destacar ao longo da semana. Aqui, você vê belas imagens da Lua, do Sol e mais!

22 jun 2024 - 16h04
(atualizado em 23/6/2024 às 06h00)
Compartilhar
Exibir comentários

Que tal viajar pelas cores e formas das nebulosas, as nuvens cósmicas feitas de gás e poeira? E, afinal, como seria ver uma estrela azarada se aproximando demais de um buraco negro? Você pode ver isso e muito mais nos destaques da NASA no site Astronomy Picture of the Day.

Foto: Marcella Giulia Pace/Steen Søndergaard/Carlos Taylor / Canaltech

Além das nebulosas, apareceram também registros de um halo lunar, jatos avermelhados sobre os Himalaias e até uma galáxia observada pelo Hubble. O telescópio opera há mais de três décadas, e ainda deve nos proporcionar muitas descobertas nos próximos anos. 

Abaixo, você vai saber um pouco mais sobre as imagens e os fenôomenos registrados nelas. Não se esqueça de conferir a galeria de fotos no fim desta matéria! 

1. Foto do Sol

Steen Søndergaard tirou uma bela foto do Sol em 15 de maio. O registro destaca estruturas impressionantes do nosso astro, como filamentos de plasma e proeminências enormes — algumas delas, inclusive, estão associadas à agitada mancha solar AR 3664, responsável por ter lançado algumas das explosões mais fortes do ciclo solar atual.  

Buraco negro devora estrela

Às vezes, algumas estrelas azaradas se aproximam demais de buracos negros e acabam destruídas. Para ver como isso acontece, confira a animação abaixo:

No vídeo, a estrela se aproxima do buraco negro e ganha velocidade orbital. As camadas mais externas da sua atmosfera são destroçadas, mas se mantêm em órbita ao redor do objeto na forma do disco de acreção. 

Em seguida, a animação mostra o disco de acreção como se você estivesse nele, enquanto olha na direção do buraco negro. Aproveite para se maravilhar com os efeitos causados pela gravidade extrema do objeto!

2. Nebulosa da Lula

Já o clique de Alex Linde traz Ou4, a Nebulosa da Lula Gigante. Encontrado na constelação de Cepheus, o Cefeu, esta grande nuvem cósmica brilha graças às emissões dos átomos de oxigênio ionizados. 

É possível que esta "lula cósmica" tenha sido formada pelas emissões de um trio de estrelas quentes e massivas, visíveis perto do centro da nebulosa. 

📷 Leia mais: Nebulosa da Lula é a foto astronômica de segunda-feira (17) 

3. Jatos gigantes 

Já Li Xuanhua registrou uma série de jatos avermelhados nos Himalaias enquanto uma forte tempestade ocorria por lá. Eles têm aparência que lembra a dos raios, mas ocorrem entre as nuvens causadoras de tempestades e a ionosfera

Estes jatos avermelhados são um dos poucos tipos de fenômenos luminosos transientes conhecidos.  

📷 Leia mais: jatos vermelhos na foto astronômica de terça-feira (18)

4. Nebulosa NGC 6188

Em seguida, temos a foto de Carlos Taylor, que te leva para conhecer as cores e formas da nebulosa NGC 6188. Ela fica na constelação de Ara, o Altar, e é uma nuvem de gás e poeira que emite luz própria. Para alguns, as partículas de gás e poeira ali formaram uma cena que lembra dois dragões travando um combate. Será que você consegue encontrá-los?

📷 Leia mais: nebulosa NGC 6188 na foto astronômica de quarta-feira (19)

5. Halo na Lua

Agora, que tal conferir a beleza da Lua cheia? Em maio, Marcella Giulia Pace registrou nosso satélite natural cercado por um halo lunar, fenômeno formado pelas interações entre a luz e cristais de gelo no alto da atmosfera.

📷 Leia mais: halo lunar na foto astronômica de quinta-feira (20) 

6. Galáxia NGC 1546

A foto que encerra o compilado desta semana foi capturada pelo telescópio Hubble e mostra a galáxia NGC 1546. O novo registro do telescópio mostra o sucesso do seu novo modo de operação, que vai permitir que continue observando o universo nesta década e na próxima apesar da fadiga em alguns dos seus componentes. 

📷 Leia mais: galáxia observada pelo Hubble é foto astronômica de sexta-feira (21)

Confira a galeria de fotos

Steen Søndergaard
Steen Søndergaard
Foto: Canaltech
Alex Linde
Alex Linde
Foto: Canaltech
Li Xuanhua
Li Xuanhua
Foto: Canaltech
Carlos Taylor
Carlos Taylor
Foto: Canaltech
Marcella Giulia Pace
Marcella Giulia Pace
Foto: Canaltech
NASA, ESA, STScI, David Thilker (JHU)
NASA, ESA, STScI, David Thilker (JHU)
Foto: Canaltech

Fonte: APOD

Trending no Canaltech:

Canaltech
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade