Script = https://s1.trrsf.com/update-1764790511/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

DeepSeek quebra silêncio após meses e seu principal pesquisador alerta sobre impacto da IA no mercado de trabalho

Apesar do pronunciamento, empresa continua desenvolvendo sua inteligência artificial

11 nov 2025 - 15h00
(atualizado em 11/11/2025 às 11h15)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Xataka

Após meses de um silêncio rigoroso, a DeepSeek, empresa chinesa que se tornou um símbolo da capacidade tecnológica do país, voltou a se pronunciar publicamente. A ocasião, no entanto, foi marcada por uma mensagem surpreendentemente pessimista sobre o futuro da Inteligência Artificial, vinda de um de seus principais pesquisadores.

Em uma conferência estadual na China, Chen Deli, pesquisador sênior da DeepSeek, admitiu estar "extremamente otimista em relação à tecnologia, mas pessimista quanto ao seu impacto na sociedade". O alerta marca a primeira declaração pública de um representante da empresa desde fevereiro, quando seu fundador se encontrou com Xi Jinping após o lançamento do revolucionário modelo R1.

O alerta sobre o mercado de trabalho

Participando da Conferência Mundial da Internet em Wuzhen, Chen Deli apresentou um diagnóstico sombrio. Ele afirmou que, em uma ou duas décadas, a IA será capaz de assumir a maioria dos empregos humanos, o que representará um "enorme desafio" para a sociedade. "As empresas de tecnologia precisam se mobilizar e se tornarem defensoras dessa causa", declarou.

A importância dessa fala está no seu contexto. A DeepSeek foi transformada pelo governo chinês em um emblema da resiliência tecnológica do país diante das sanções americanas. O fato de um de seus líderes reconhecer riscos tão grandes ao emprego, em um país onde o discurso oficial é geralmente triunfalista, sinaliza uma mudança notável.

O peso de um discurso oficial

A declaração de Chen não ...

Veja mais

Matérias relacionadas

Facebook está prestes a fazer uma mudança radical e a justificativa é a prova de que a Meta já sabe tudo sobre você

Documentos apontam que Meta faturou R$16 bilhões com anúncios de golpes e fraudes em 2024; empresa contesta dizendo que valor é abrangente e distorcido

Elon Musk e Apple estariam prestes a fechar contrato que pode revolucionar mercado de smartphones, segundo relato

Rápido, leve e compacto: Logitech G lança novo Pro X Superlight 2c no Brasil

O Orion era a versão russa do drone mais letal dos EUA; a Ucrânia fica incrédula ao abri-lo: não é uma versão, é uma criação americana

Xataka
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade