PUBLICIDADE

Como fazer uma instalação limpa do Windows 11

Aprenda um jeito simples de instalar o Windows 11 de forma limpa em um computador ou notebook formatado

18 nov 2023 - 20h01
(atualizado em 20/11/2023 às 11h49)
Compartilhar
Exibir comentários

É possível fazer uma instalação limpa do Windows 11 em vez de sobrepor o sistema operacional em cima de outro por meio de atualizações ou esquemas do gênero. O procedimento também é uma boa pedida para quem formatou um computador ou notebook e deseja ter uma versão do Windows atualizada nele.da nele.

Foto: Sunrise King/Unsplash / Canaltech

Você também vai precisar de um pendrive com no mínimo 8 GB de espaço livre. Se tiver algo importante dentro dele, salve em outro dispositivo para não perder nada.

Requisitos para rodar Windows 11

Outro ponto fundamental antes de instalar o Windows 11 de forma limpa é conferir se o seu computador ou notebook atende aos requisitos exigidos pela Microsoft. O sistema operacional é compatível com máquinas que tenham os itens abaixo:

  • Processador: Dois núcleos (64-bit) de 1 GHz
  • Armazenamento: 64 GB
  • Memória RAM: 4 GB de RAM
  • Display: 9 polegadas e 1366 x 768 de resolução
  • DirectX: Versão 12
  • Segurança: Módulo TPM 2.0
  • Conectividade Conexão com a internet.

Há também uma solução que permite verificar a compatibilidade do Windows 11 na sua máquina de forma automática. Aliás, confira um tutorial do Canaltech ensinando a ver todas as configurações do PC, caso você não saiba quais hardwares e softwares estão presentes no seu computador.

Como criar um pendrive bootável com Windows 11

Como mencionado, você vai precisar de um pendrive de 8 GB ou mais para torná-lo bootável e, assim, instalar o Windows 11 de forma limpa. Além disso, é necessário ter uma licença para instalar o Windows 11.

Uma dica de ouro é ficar de olho no Canaltech Ofertas para comprar uma licença novinha em folha (quando aparecer alguma por lá) e ainda economizar uns bons trocados. Dito isso, veja como realizar todos esses processos:

  1. Acesse o site da Microsoft (microsoft.com);
  2. Clique em "Baixar agora" na seção "Criar mídia de instalação do Windows 11";
  3. Vá na pasta de downloads e abra o arquivo de instalação;
  4. Conceda acesso de administrador para o aplicativo;
  5. Clique em "Aceitar" os termos de uso do sistema;
  6. Selecione idioma e edição do Windows 11;
  7. É preciso selecionar idioma e edição do Windows 11 antes de criar um pendrive bootável (Imagem: Captura de tela/Fabrício Calixto/Canaltech)
    É preciso selecionar idioma e edição do Windows 11 antes de criar um pendrive bootável (Imagem: Captura de tela/Fabrício Calixto/Canaltech)
    Foto: Canaltech
  8. Selecione "Unidade Flash USB" e clique em "Avançar";
  9. Clique na unidade do seu pendrive e em "Avançar";
  10. Clique "Avançar" assim que o download e a criação da mídiado Windows 11 no pendrive for concluída.
  11. Após finalizar a instalação do Windows 11 no pendrive bootável, será possível instalar o sistema operacional no seu computador (Imagem: Captura de tela/Fabrício Calixto/Canaltech)
    Após finalizar a instalação do Windows 11 no pendrive bootável, será possível instalar o sistema operacional no seu computador (Imagem: Captura de tela/Fabrício Calixto/Canaltech)
    Foto: Canaltech

Vale destacar que é recomendável não remover o pendrive nem desligar o computador durante o processo, pois isso pode corromper os arquivos. Ao final, todos os componentes de instalação serão integrados ao pendrive.

Como instalar o Windows 11 de forma limpa

Agora que o seu pendrive se tornou bootável, já é possível fazer uma instalação limpa do Windows 11. No entanto, é necessário configurar o seu computador para iniciar a partir de uma porta USB, para que o sistema tenha acesso ao instalador.

Para isso, basta você ligar a máquina e pressionar F2, F12, Del ou Esc por alguns segundos (a tecla vai depender da marca da placa-mãe do seu PC).

Outra opção é acessar a BIOS direto pelas configurações do Windows. Basta você seguir este caminho: Menu Iniciar > Configurações > Atualização e Segurança > Recuperação > Reiniciar agora > Resolução de Problemas > Opções Avançadas > Definições de Firmware UEFI > Reiniciar.

Daí é só navegar nas opções de inicialização, escolher a entrada USB e reiniciar a máquina.

Você pode conferir mais informações a respeito no tutorial sobre como criar um pendrive bootável para usar na instalação do Windows. Com essa questão resolvida, é só dar continuidade na instalação de personalização do Windows 11. Faça assim:

  1. Selecione o idioma, formato da hora/moeda e entrada do teclado;
  2. DIgite a chave da sua licença e clique em "Avançar" (caso não tenha a chave no momento, é possível fazer isso depois);
  3. Selecione a versão do Windows 11 desejada (lembre-se que você precisa escolher uma versão para a qual tenha uma chave);
  4. Clique na caixa para aceitar os termos de licença e em "Avançar";
  5. Selecione a opção "Personalizada: instalar apenas o Windows (avançado)";
  6. Escolha o local onde você deseja instalar o Windows 11;
  7. Personalize suas preferências assim que o sistema fizer a primeira inicialização.
  8. Depois de seguir todas as etapas de instalação e personalização, você pode usar o Windows 11 à vontade (Imagem: Divulgação/Microsoft)
    Depois de seguir todas as etapas de instalação e personalização, você pode usar o Windows 11 à vontade (Imagem: Divulgação/Microsoft)
    Foto: Canaltech

Pronto, o Windows 11 está devidamente instalado e sem qualquer resquício de sistemas operacionais anteriores a ele. Caso prefira algo mais prático, você pode somente atualizar o computador para o Windows 11 e usar softwares para remover arquivos antigos.

Trending no Canaltech:

Canaltech
Compartilhar
Publicidade
Publicidade