PUBLICIDADE

Com quantas denúncias um Instagram é excluído?

Existe alguma quantidade mínima de relatos para a equipe de moderação do Insta tomar alguma providência contra um perfil?

22 out 2022 - 14h01
(atualizado em 23/10/2022 às 18h56)
Compartilhar
Exibir comentários

Um perfil do Instagram pode ser excluído por diversas causas, mas será que existe algum número mágico que permita descobrir quantas denúncias são necessárias? Posso me juntar a vários amigos e fazer denúncias coletivas contra um desafeto para derrubar o seu perfil?

A resposta é não. O Instagram não trabalha com quantidade de denúncias como fator para excluir uma conta da plataforma. Dependendo da violação, uma denúncia basta. Por outro lado, milhões de denúncias infundadas não servem para tirar um perfil do ar.

Os FAQs e páginas de ajuda da rede social são pouco claros quando o assunto são punições decorrentes de denúncias. Lá eles ensinam como denunciar e quais crimes devem ser reportados, mas não tratam abertamente sobre quais os impactos ou desdobramentos do ato.

O Canaltech entrou em contato com a representação oficial do Instagram no Brasil para tentar entender como ocorre a análise das denúncias. A resposta veio como um artigo publicado no blog do Facebook em 2020 de autoria do Diretor de Gestão de Produto de Integridade, Jeff King, e da Diretora de Operações Globais, Kate Gotimer.

Como é feita a análise das denúncias enviadas ao Instagram

Foto: Montagem: Caio Carvalho/Canaltech / Canaltech

No começo, o Facebook contratava pessoas para ver os conteúdos relatados e dar o veredicto se eram ou não inapropriados. Se violasse as regras, a remoção manual era feita. Muita coisa mudou na última década: o Facebook cresceu, a plataforma ocupou destaque no cenário global e a quantidade de denúncias cresceu assustadoramente, tornando a análise humana inviável.

De lá para cá, a empresa investiu em uma tecnologia capaz de atuar em três frentes para identificar violações de conteúdo:

  1. Detecção Proativa: com ajuda de uma inteligência artificial, o algoritmo varre a plataforma em busca de violações de todo tipo, sem depender da denúncia de usuários para agir. Segundo a Meta, na maioria das vezes, o robô tem maior precisão e mais rapidez para detectar conteúdo nocivo antes que chegue para centenas pessoas.
  2. Automação: a IA faz a parte pesada do trabalho não somente identificando as violações como também tomando decisões rápidas. Quando a violação é muito clara, o robô apenas bloqueia e remove a veiculação do post, permitindo que o usuário afetado possa recorrer. Denúncias idênticas, repetidas ou com o mesmo padrão são automaticamente bloqueadas para reduzir o trabalho os moderadores humanos, que só entram em campo quando a IA é incapaz de resolver com precisão.
  3. Priorização: os conteúdos são classificados em ordem de prioridade, e não de forma cronológica. Se você publicar algo mais grave, a IA vai atuar para remover esta informação crítica antes de atuar em algo menos danoso. São considerados fatores como potencial de viralizar, gravidade do dano e probabilidade de violação. Se não houver certeza, as equipes de revisão atuam para analisar o caso.

Quando você envia uma denúncia ao Instagram, o mecanismo de moderação vai analisar a imagem, o texto da legenda, os comentários e o comportamento da conta. Se notar algo de errado, como uso de termos proibidos ou de imagens fora dos padrões, a publicação é automaticamente rejeitada.

Em casos mais delicados com várias nuances, como em "cancelamentos" ou bullying, somente os humanos são capazes de identificar. Nesse caso, os revisores farão a análise considerando o contexto por completo. Não importa se foram 50 mil ou apenas uma denúncia: o assunto é tratado pela IA e, se não for possível resolver, pelos humanos contratados pela Meta para fazer esse serviço.

Como o Instagram identifica comportamento inadequado?

Sabe quando você começou a dirigir, que sentia imensa dificuldade em fazer controle de embreagem e de acelerar o carro sem apagar? Algo similar acontece com as inteligências artificiais baseadas em aprendizado de máquina.

Os computadores recebem uma quantidade tão volumosa e refinada de dados que se acostumam a processá-los com muita precisão. Padrões de comportamento significativos são incorporados, o que ajuda a encontrar conteúdo potencialmente violador.

Embora cada pessoa tenha uma forma de escrever e se portar na web, existem características próprias dos seres humanos compreendidas pelas máquinas e identificadas de imediato. Se uma conta tem histórico de descumprimento das regras, por exemplo, a IA já acende uma luz vermelha a cada postagem.

Em caso de uso de robôs ou spam para inflar publicações artificialmente ou atacar outras contas, a premissa é exatamente a mesma. É impossível que milhares de pessoas denunciem um perfil X em um curto espaço de tempo se não houve nenhum fator motivador, como algum influenciador que tenha incentivado tal atitude, por exemplo.

Portanto, você pode denunciar uma vez ou milhares: o tratamento do Instagram e do Facebook será o mesmo em ambas ocasiões. Juntar várias pessoas para atacar um conta não vai adiantar de nada se não houver infração cometida. Não se trata de quantas denúncias um Instagram é excluído, e sim de qual regra ele violou para ser penalizado.

Trending no Canaltech:

Canaltech
Compartilhar
Publicidade
Publicidade