Colapso de ponte em Baltimore era evitável após colisão? Engenheiro comenta
Ponte desabou após ser atingida por um navio cargueiro na madrugada desta terça-feira (26), nos Estados Unidos
Uma ponte em Baltimore, nos Estados Unidos, desabou após ser atingida por um navio cargueiro, e pelo menos 20 pessoas e veículos caíram no rio. Segundo especialistas em estruturas, o acidente poderia ter sido evitado se as fundações principais da ponte estivessem devidamente protegidas.
A ponte que desabou após ser atingida por um navio cargueiro na madrugada desta terça-feira (26) em Baltimore, no estado de Maryland, nos Estados Unidos, poderia ter mantido a sua estrutura se a construção estivesse devidamente protegida.
Conforme o Corpo de Bombeiros, pelo menos 20 pessoas e vários veículos caíram no rio após a ponte ruir. Até a tarde desta terça-feira, as vítimas seguem sendo procuradas pelas autoridades locais.
Em entrevista ao Byte, o especialista em estruturas Benjamin Ernani Diaz, professor emérito da Escola Politécnica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), explicou que se as fundações do pilar atingido fossem 100% devidamente protegidas por defensas, a ponte não ruiria.
O especialista afirma que o grande problema é construir uma defensa que proteja uma fundação para um impacto direto de uma embarcação.
"Usualmente, por motivos de economia, nunca todos os pilares de uma ponte são protegidos. A exigência usual é proteger as fundações dos vãos principais de uma ponte e deixar as fundações dos outros vãos sem proteção", disse Diaz.
Na ponte Rio-Niterói, por exemplo, foram protegidas as 4 fundações dos vãos principais de forma adequada. Além disso, compara o professor, foram protegidas mais 10 fundações com uma proteção mais econômica "mas não infalível".
No caso da ponte de Baltimore, a embarcação atingiu diretamente um pilar principal.
"Assim, é possível afirmar que a proteção de uma fundação principal não foi adequadamente projetada. Foi um erro sério de projeto", disse o especialista em estruturas.
A ponte Francis Scott Key foi construída em 1977. Seu projeto é uma ponte de treliça de aço. A ponte estava apoiada em pilares de concreto antes do impacto, disseram especialistas com base em imagens compartilhadas online.
“O suporte é uma estrutura relativamente frágil quando você olha para ele, é uma espécie de estrutura de cavalete com pernas individuais”, disse Ian Firth, engenheiro estrutural e consultor de pontes baseado no Reino Unido, à BBC.
"Então, a ponte desabou simplesmente como resultado desta grande força de impacto."
Possíveis falhas
A embarcação atingiu diretamente um pilar, o que implica que houve um erro humano ou de equipamento da embarcação. Entretanto, somente uma investigação pode definir porque a embarcação não foi devidamente encaminhada para o vão principal.
Segundo o professor Benjamin Ernani Diaz, as possíveis causas do acidente englobam: embriaguez do piloto da embarcação, desmaio momentâneo do piloto, evento transversal elevado durante a travessia da embarcação, defeito momentâneo do sistema de controle da embarcação, etc.
"Mas o principal erro foi a falta de um projeto adequado de proteção das fundações principais da ponte", disse.
Como evitar novas tragédias?
Rever as condições de estruturas de pontes em geral pode ser necessário para que acidentes como este ocorram.
Diaz reitera que deveria haver uma lei federal que obrigaria no Brasil e em todos os outros países que a ponte construída no mar, rio e mesmo sobre ruas urbanas, deveria ser projetada para suportar impactos diretos de embarcações ou veículos.
"Para as fundações dos outros pilares, há um problema de custo em proteger devidamente todos os vãos de uma ponte. A rigor, deveria haver um estudo de custo benefício para verificar o que fica mais em conta: construir proteção semi-adequada (como na Rio-Niterói) para o restante da ponte ou reconstruir o trecho demolido e o custo da interrupção do tráfego durante a reconstrução", disse o especialista.
O acidente
A ponte Francis Scott Key, conhecida como Key Bridge, foi atingida pelo navio por volta de 1h30 (horário local, 2h30, em Brasília). Com o impacto, diversos veículos e pedestres caíram no Rio Patapsco, onde a ponte estava suspensa.
Com três quilômetros de extensão, ela faz parte da rodovia 695 que circunda Baltimore.
Conforme as autoridades, a temperatura da água no porto de Baltimore é de 9ºC.
Uma pessoa pode sofrer hipotermia quando a temperatura corporal cai abaixo de 35ºC, explica o site do NHS, serviço público de saúde do Reino Unido.
"A equipe de mergulho e resgate chegou ao local para localizar os indivíduos" na água, informou o Corpo de Bombeiros à CBS News, parceira americana da BBC.
Segundo eles, uma carreta enorme atravessava a ponte na hora do desabamento — e havia muito óleo diesel na água ao redor do navio cargueiro que atingiu um dos pilares da ponte.