PUBLICIDADE

Cientistas descobrem como medir o nível de estresse de uma pessoa pelo cabelo

Estudo aponta que o nível de estresse pode ser medido pela quantidade de cortisol que uma pessoa possuí em um fio de cabelo. Relação foi observada em mulheres

16 ago 2022 - 14h30
(atualizado às 17h09)
Compartilhar
Exibir comentários

Na busca por biomarcadores do estresse, uma equipe internacional de pesquisadores analisou se há alguma relação entre a concentração de cortisol nos fios de cabelo e o nível de estresse das pessoas. Após investigar dados de mais de mil mulheres, a conclusão é de que o bem-estar geral pode ser verificado pelo cabelo.

Publicado na revista científica PLOS Global Public Health, o estudo sobre a relação entre a concentração do cortisol e o nível de estresse diário foi liderado por pesquisadores da Universidade da Islândia e do Instituto Nacional de Saúde Pública, no México.

Foto: Tim Mossholder/Unsplash / Canaltech

Segundo os autores, a descoberta pode permitir que, no futuro, médicos consigam estimar o quão estressados pacientes estão a partir de análises feitas com um único fio de cabelo. No entanto, mais estudos ainda são necessários.

Quantidade do hormônio cortisol x Estresse

Antes de seguirmos, vale explicar que, popularmente, o cortisol é conhecido como o hormônio do estresse. Isso porque a substância é produzida em maior quantidade pela glândula adrenal quando as pessoas vivenciam situações de estresse.

No recente estudo, a equipe de cientistas queria entender dois principais pontos: se o cortisol poderia ser encontrado no cabelo de pessoas estressadas em maior quantidade e, caso isso fosse verdade, se seria possível estimar quais quantidades estão relacionadas com altos níveis de estresse.

Para responder a esses questionamentos, os pesquisadores coletaram amostras de fios de cabelo de 881 mulheres participantes do estudo no México e de 398 voluntárias na Islândia. A amostra precisava conter a raiz do cabelo e, por isso, deveria ser arrancada. Além disso, todas responderam um questionário sobre como se sentiram nos últimos três meses.

Segundo os autores, é possível observar uma correlação entre a quantidade de estresse relatada pelas mulheres voluntárias e a quantidade de cortisol encontrada em seus cabelos. Como regra, quanto mais estresse elas sentiam, mais cortisol eles encontravam em seus cabelos. Agora, estudos complementares devem aprofundar os impactos desta descoberta na saúde.

Fonte: PLOS Global Public Health  

Trending no Canaltech:

Canaltech
Compartilhar
Publicidade
Publicidade