PUBLICIDADE

Texto final de reunião do G7 deverá mencionar IA e segurança

Bolonha recebeu cúpula dos ministros sobre ciência e tecnologia

10 jul 2024 - 18h16
(atualizado às 18h34)
Compartilhar
Exibir comentários

A cidade de Bolonha, na Itália, recebeu nesta quarta-feira (10) o segundo dia da reunião dos ministros do G7 sobre ciência e tecnologia.

    As principais lideranças destes setores de Canadá, França, Alemanha, Japão, Itália, Reino Unido, Estados Unidos e União Europeia têm como objetivo discutir o papel fundamental da ciência e da pesquisa para garantir um futuro mais sustentável.

    "Todos concordamos que a ciência evolui muito rapidamente e que devemos acompanhar a evolução mantendo sempre a pessoa no centro do sistema. Portanto, a ciência ao serviço da pessoa e não vice-versa", disse Anna Maria Bernini, ministra da Universidade e Pesquisa.

    "Estamos falando de algo que está na vida de todos nós, ou seja, de um progresso na ciência que melhore a qualidade de vida das pessoas, que torne os transportes mais sustentáveis e os mares e oceanos mais limpos", acrescentou.

    A chefe da pasta italiana ainda destacou que a cúpula é uma ótima oportunidade para "afirmar o compromisso comum nas questões da investigação e do ensino superior", bem como buscar "soluções e fortalecer os ecossistemas de conhecimento e de pesquisa".

    Bernini comentou que o documento final dos ministros do G7 vai mencionar a "Inteligência Artificial (AI) e a segurança", pois a ciência "deve ser tão aberta quanto possível, mas fechada quando necessário".

    "Aberta como uma pesquisa básica, que faz perguntas, e fechada quando alguns dados talvez possam ser mal utilizados por quem não pensa como nós e que não tem os mesmos princípios éticos", destacou.

    As novas tecnologias e o potencial da computação quântica estiveram entre os principais protagonistas da reunião. Os participantes puderam constatar a rapidez com que é possível analisar determinadas moléculas e verificar a sua toxicidade em tempo real. .

Ansa - Brasil   
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra












Publicidade