PUBLICIDADE

Qual é a diferença entre papagaio, maritaca e arara?

A diferença entre papagaio, maritaca e arara se dá em diversos fatores, como a aparência, a expectativa de vida e até mesmo o risco de entrar em extinção

14 ago 2022 - 21h00
(atualizado em 15/8/2022 às 12h27)
Compartilhar
Exibir comentários

As aves podem ter muitas semelhanças entre si, mas também contam com diversas peculiaridades que as tornam ligeiramente únicas. Mesmo espécies que compartilham de diversas características podem se distinguir, por mais sutil que essa diferença possa ser. Você sabe, por exemplo, qual é a diferença entre papagaio, maritaca e arara?

Papagaio

Foto: Junjie Tam/Unsplash / Canaltech

O papagaio-verdadeiro (Amazona aestiva) é uma ave Psittaciforme da família Psittacidae. Costuma medir entre 35 e 37 centímetros de comprimento e pesa cerca de 400 gramas. Suas características mais marcantes envolvem a cabeça amarela e o resto do corpo geralmente verde, além, é claro, de sua voz e a capacidade de repetir palavras.

A espécie costuma se alimentar de sementes e frutos, e uma curiosidade sobre a espécie é que ela costuma reproduzir em buracos de rochas, barrancos ou ocos de árvores. Os filhotes permanecem no ninho por cerca de 2 meses.

O papagaio pode ser encontrado no Brasil (Piauí, Pernambuco, Bahia, São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Rio Grande do Sul), leste da Bolívia, Paraguai, e até o norte de Argentina.

Maritaca

Maritaca é um termo popular para se referir as diversas espécies de aves da família dos psitacídeos (Psittacidae). Essas aves ostumam variar entre 24cm e 30cm e pesam entre 80g e 200g. A cor predominante também é o verde, e algumas têm a base das asas vermelha ou azul.

Só que as maritacas não conseguem reproduzir palavras da mesma forma que os papagaios, mas emitem um som muito alto, que pode ser reconhecido de longe. Além disso, essas aves costumam viver em bandos e fazer muito barulho, principalmente quando estão voando.

Habita florestas úmidas e pântanos, e costumam ficar longe de regiões com rios de águas escuras. Podem ser encontradas a leste dos Andes, desde a Colômbia e Venezuela até o norte de Argentina e Uruguai, incluindo parte da Amazônia e em quase todo o Brasil.

Arara

Assim como os outros, as araras também fazem parte da família Psittacidae. A semelhança, no entanto, para por aí: essas aves podem atingir mais de 80 cm de comprimento e pesar cerca de 1,5 kg.

São conhecidas por suas penas com coloração vibrante, e em um estudo de 2011, pesquisadores expuseram algumas dessas penas a uma cepa de bactérias, e descobriram que os pigmentos protegiam, já que eram formados por Psitacofulvinas, uma substância resistente a bactérias.

No Brasil, habitam 13 espécies de araras, em seis gêneros distintos. A grande maioria se alimenta, principalmente, de bagas, sementes e castanhas. Possuem musculatura da mandíbula desenvolvida, assim como sua língua, e seus pés ajudam a manipular alimentos.

Qual é a diferença entre papagaio, maritaca e arara

Existem mais alguns detalhes que diferenciam essas aves, e, entre elas, estão os seus dedos. As araras, por exemplo, possuem dois dedos para frente, e mais dois para trás, o que faz com que se agarrem com mais facilidade nos troncos das árvores, enquanto os papagaios possuem dois dedos para frente, e apenas um para trás.

Uma questão muito importante na diferença entre essas espécies é a da expectativa de vida: araras, em geral, podem viver até os 60 anos de idade, mas os papagaios conseguem viver até 80 anos. Por sua vez, as maritacas vivem em média de 20 a 30 anos.

Outra diferença entre papagaio, maritaca e arara é o perigo de extinção, já que muitas espécies de araras correm risco de desaparecer por completo, como é o caso da ararinha-azul.

Fonte: World Animal Protection, Difference Between

Trending no Canaltech:

Canaltech
Compartilhar
Publicidade
Publicidade