Por que tripulantes do Titan não sentiram a morte na implosão do submarino?
Vítimas da implosão do submarino não sentiram dor e nem "viram a morte chegar" na tragédia, já que tal evento é tão rápido que o cérebro não consegue acompanhar
Na quinta-feira (23), a Guarda Costeira dos Estados Unidos confirmou que as cinco pessoas que embarcaram no Titan, da OceanGate Expeditions, morreram durante a implosão do submarino. É angustiante pensar na agonia e no medo sentidos pelas vítimas após a perda de contato com a base, mas, por outro lado, elas não teriam sentido a morte e nem dor, segundo especialista.
- Qual a pressão máxima suportada pelo corpo antes de ser esmagado pela água?
- Odysseus 6K | Robô que achou destroços do submarino Titan é operado remotamente
A implosão de um submarino é um evento tão rápido — tudo ocorre em milissegundos — que o corpo humano não é capaz de acompanhar os acontecimentos e nem de ativar o sistema nervoso, que seria responsável por provocar a sensação de dor nas vítimas.
Agora, as equipes de busca procuram por destroços do submarino Titan, apoiadas por robôs controlados remotamente, como o Odysseus 6K. Ao que tudo indica, a implosão do veículo marinho teria ocorrido no começo da semana, mas as primeiras evidências do incidente só foram encontradas posteriormente. Ainda não se sabe qual foi a causa da falha.
Como foi a implosão do submarino?
Diferente de uma explosão, onde o movimento vai de dentro para fora, a implosão é marcada pelo colapso em direção ao seu centro, como se sofresse um movimento de compressão. A catástrofe teria sido provocada pela imensa pressão, provocada pela água, na profundidade que o submarino chegou para possivelmente ver os escombros naufragados do Titanic.
Nesses casos, a pressão da água simplesmente esmaga o casco do submarino, em especial quando existem falhas em sua estrutura. No incidente, é muito provável que a fibra de carbono tenha se estilhaçado como vidro, enquanto o titânio tenha sido retorcido.
Para ilustrar o que possivelmente ocorreu com o submarino da OceanGate Expeditions, o ilustrador 3D e usuário do TikTok @starfieldstudio compartilhou uma demonstração que viralizou. Já são 50,7 milhões de visualizações até o momento da redação desta notícia, como é possível ver a seguir:
@starfieldstudio Submarine implosion demonstration. Educational #submarine #titan #titanic ♬ Amityville Horror - Scary Halloween Sound Effects - Halloween Sound Effects
O que acontece quando um submarino explode?
Os detalhes sobre o que possivelmente ocorreu com as vítimas da implosão do submarino segundos antes do acidente foram compartilhadas por Aileen Maria Marty, ex-oficial da Marinha e professora de medicina de catástrofes na Florida International University, nos EUA.
Para a especialista em desastres e catástrofes, a implosão é um evento "incrivelmente rápido", como contou para a CNN. "A coisa toda teria desmoronado antes que as pessoas lá dentro percebessem que havia um problema", acrescenta.
"Em última análise, entre as muitas maneiras pelas quais podemos pensar, isso é indolor", sugere Marty. Em outras palavras, as cinco vítimas teriam morrido sem necessariamente entender o que estava acontecendo e sem sentir dor alguma. Foi descartada a possibilidade de terem morrido por hipóxia (falta de oxigênio).
E os corpos das vítimas que estavam no submarino?
Para a especialista, em casos de implosão, é bastante improvável que os corpos sejam recuperados durante as buscas. Nesse quesito, é mais viável encontrar outros escombros da embarcação, como a Guarda Costeira já tem descoberto. No entanto, as investigações ainda devem continuar pelos próximos dias.
Fonte: CNN
Trending no Canaltech:
- Qual a pressão máxima suportada pelo corpo antes de ser esmagado pela água?
- Os Simpsons previu o desaparecimento de um submarino em 2023?
- Carro elétrico usado vira febre e mercado "explode" no Brasil
- Bambu pode virar uma nova fonte renovável de energia
- Estados aprovam imposto de 17% para compras em Shopee, Shein e Aliexpress