Crianças que falam mais de uma língua têm cérebro mais ágil
Um estudo da Universidade de Strathclyde, em Glasgow (Escócia), apontou que crianças bilíngues têm mais aproveitamento mental que as demais. Melhor resolução de cálculos matemáticos e maior criatividade foram duas diferenças citadas na pesquisa.
Segundo o professor Lauchlan Fraser, que liderou o estudo, o bilinguismo é visto como benéfico na infância, pois além de ampliar o vocabulário e a compreensão das ideias, pode beneficiar na atenção seletiva (foco em uma informação importante). As habilidades podem servir para a agilidade em outros tipos de raciocíniosp>
Os especialistas reuniram 121 estudantes escoceses e italianos bilíngues (inglês e italiano), do ensino fundamental - 62 deles também conheciam o idioma gaélico (falado no Reino Unido) ou sardo (língua românica da ilha italiana de Sardenha). Os voluntários, com média de 9 anos, desenvolveram as tarefas apresentadas com mais sucesso. Além disso, foi constatado que os alunos que conheciam gaélico foram ainda melhores que os que falavam sardo.
O estudo também indicou que as crianças que sabiam gaélico tinham uma formação melhor porque aprendiam a língua e a literatura da região no ensino formal do colégio. Já os falantes de sardo vinham de uma antiga tradição oral, sem padronizações.