Fata Morgana: Miragem em alto mar faz parecer que navios estão extremamente distorcidos (e por que confundimos com falso horizonte)
O efeito Fata Morgana causa uma ilusão de óptica que traz a sensação de que navios estão flutuando ou distorcidos
Sabe quando estamos sentados observando a vista em uma área costeira, como na praia, e avistamos a quilômetros de distância objetos duplicados, alongados ou flutuando no ar? Inicialmente, a imagem pode trazer uma certa confusão no observador, dando a impressão de um falso horizonte, como se estivéssemos diante de algo irreal. No entanto, o fenômeno não se trata de magia ou um truque visual sem explicação: ele é conhecido como Fata Morgana, uma miragem que pode ocorrer tanto em alto mar quanto na terra, e que a ciência explica por meio da física. A seguir, entenda como esse efeito acontece e por que ele é capaz de confundir o olhar humano.
Efeito Fata Morgana: veja o que significa esse fenômeno
A natureza é repleta de fenômenos estranhos que nem sempre possuem explicação. Mas, na maioria das vezes, é possível entender o que os causa. Esse é o caso de imagens distorcidas que avistamos no horizonte. Conhecido como efeito Fata Morgana, esse é um tipo de miragem superior causada por uma ilusão óptica que engana o cérebro humano. É como se objetos avistados no horizonte, como ilhas, falésias, barcos ou icebergs, adquirissem uma aparência diferente do normal, mais alargada e elevada.
Mas o que de fato significa o termo "Fata Morgana"? As palavras são de origem italiana e significa, literalmente, Morgana, a Fada. Ela faz referência a uma antiga feiticeira, irmã do Rei Arthur, que possuía a incrível habilidade de mudar de forma. Mas por que esse termo foi escolhido para referir-se ...
Matérias relacionadas
Starlink revela mini laser de 25 Gbps para conexão total
Do fracasso à genialidade: 8 invenções que mudaram o mundo e nasceram a partir de erros