Script = https://s1.trrsf.com/update-1727287672/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Zoom em foto do James Webb mostra todo o poder do novo telescópio

Região do céu fotografada é tão pequena quanto "um grão de areia sobre a unha de um dedão na ponta de um braço estendido"

12 jul 2022 - 20h15
(atualizado em 13/7/2022 às 09h57)
Compartilhar
Exibir comentários

A NASA divulgou nesta terça-feira (12) as cinco primeiras imagens feitas com o telescópio espacial James Webb, que durante as próximas duas décadas nos ajudará a desvendar os segredos do universo. E é justamente a primeira imagem, apresentada pelo presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, que nos dá uma ideia da capacidade do instrumento.

Foto: Canaltech

Ela mostra uma região do espaço conhecida como SMACS 0723 (mais precisamente, "SMACS J0723.3-7327"), um aglomerado de galáxias na constelação sul de Volans, o Peixe voador, localizado a 4,6 bilhões de anos-luz de distância.

Mas foi um tuíte publicado por Eric Pilon-Bignell que nos deu uma dimensão da imensidão do universo e da escala na qual os astrônomos trabalham. Usando o Worldwide Telescope, um "telescópio virtual" que reúne dados de vários observatórios, criado pela Associação Astronômica Americana, ele colocou a região fotografada pelo Webb em contraste com o céu observável aqui da Terra.

Como disseram os próprios astrônomos da NASA, em relação ao céu observável a região fotografada é "do tamanho de um grão de areia, sobre a unha do dedão em um braço estendido à sua frente".

Para formar essa imagem, a Near-Infrared Camera (NIRCam) fotografou a área em diferentes comprimentos de onda, totalizando 12,5 horas de observação. Este foi o tempo necessário para obter tanta informação dos fótons que atingiram os espelhos do telescópio.

Se tudo isso apareceu em um pedacinho tão pequeno do céu, imagine o que vem por aí nos próximos meses ou anos!

Trending no Canaltech:

Canaltech
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade