Telescópio Kepler encontrou planetas até seu "último suspiro"

Astrônomos e cientistas cidadãos descobriram o que podem ser os últimos planetas observados pelo telescópio Kepler antes do fim de suas atividades, em 2018

30 mai 2023 - 20h18
(atualizado em 31/5/2023 às 12h33)

Astrônomos do Instituto Massachusetts de Tecnologia, Universidade de Wisconsin e cientistas cidadãos podem ter encontrado os últimos planetas observados pelo telescópio Kepler antes do fim de suas atividades, em 2018. Hoje, há mais de cinco mil exoplanetas confirmados, e mais da metade deles foi descoberta pelo Kepler.

A última campanha de observação do Kepler rendeu a coleta de dados de 500 mil estrelas, até que ele ficou sem combustível. Esta rodada final tinha dados de apenas uma semana de observações de alta qualidade, junto de medidas com ruídos, obtidas ao longo de 10 dias conforme o Kepler esgotou suas reservas de combustível.

Foto: NASA’s Jet Propulsion Laboratory / Canaltech

"Ficamos curiosos para ver se conseguimos algo útil deste pequeno conjunto de dados, e tentamos ver qual última informação conseguiríamos extrair dele", explicou Andrew Vanderburg, professor assistente no MIT. Para isso, ele e Elyse Incha, autora principal do estudo que descreve as descobertas, apresentaram o desafio aos membros do Visual Survey, um grupo de astrônomos amadores e profissionais.

Eles procuram exoplanetas em dados de satélites com as curvas de luz de cada estrela observada, e estavam preparados para analisar os dados finais do Kepler. "Eles conseguem diferenciar dados de coisas estranhas, como falhas no instrumento", acrescentou Vanderburg. Foi assim que eles passaram alguns dias analisando as curvas de luz de quase 33 mil estrelas.

Ao trabalhar com os dados de alta qualidade obtidos em uma semana antes de o telescópio perder o foco, eles encontraram sinais de trânsito planetário em três estrelas diferentes. Depois, Incha e Vanderburg analisaram as observações do telescópio em seus últimos 11 dias de funcionamento para, assim, tentar encontrar novos trânsitos naquelas estrelas.

No fim, a equipe encontrou dois planetas e os confirmou com dados do telescópio TESS. Um deles é o K2-416 b, um mundo 2,6 vezes maior que a Terra e que orbita sua estrela a cada 13 dias. Já o K2-417 b tem quase três vezes o tamanho da Terra, e completa uma volta ao redor da estrela a cada 6,5 dias. Por fim, outra estrela tem o planeta candidato EPIC 246251988 b, que ainda precisa ser confirmado com novas observações.

"Encontramos o que são provavelmente os últimos planetas descobertos pelo Kepler, em dados obtidos quando ele estava literalmente funcionando com fumaça", finalizou Vanderburg. As descobertas foram descritas em um artigo publicado na revista Monthly Notices of the Royal Astronomical Society.

Fonte: Monthly Notices of the Royal Astronomical Society; Via: MIT