PUBLICIDADE

Starship: 3º teste de foguete da SpaceX já tem data

A SpaceX planeja realizar o próximo teste de voo do foguete Starship em alguns dias. Desta vez, a missão promete ser ainda mais ambiciosa que as anteriores

7 mar 2024 - 12h47
(atualizado às 17h26)
Compartilhar
Exibir comentários

Parece que o foguete Starship, da SpaceX, vai ser lançado em breve. Em uma publicação no X, antigo Twitter, a empresa anunciou discretamente o link da transmissão do próximo teste de voo do Starship, programada para acontecer no dia 14 de março. 

Foto: SpaceX / Canaltech

Segundo a publicação, a transmissão começa às 10h30 no horário de Brasília e pode ser acessada na rede social. A SpaceX, por sua vez, informa que a live começa por volta de 30 minutos antes do lançamento, o que sugere que a missão deve ser iniciada às 11h. 

O esperado é que este teste de voo seja um pouco diferente do primeiro e do segundo, feitos em abril e novembro de 2023, respectivamente. Naqueles lançamentos, o Starship deveria completar quase uma órbita ao redor da Terra, e pousaria perto da Havaí após 90 minutos. Nenhum dos testes cumpriu este objetivo. 

Desta vez, a ideia é que o Starship pouse no Oceano Índico cerca de 65 minutos após o lançamento. "Este novo caminho de voo nos permite tentar novas técnicas, como acionamento dos motores no espaço enquanto maximizamos a segurança pública", explicou a SpaceX em um comunicado. 

Outra novidade da missão é a abertura e fechamento de uma porta no compartimento de cargas úteis do foguete, componente que pode ser usado para futuros lançamentos de satélites Starlink. Ainda, a SpaceX planeja testar a transferência de propelente durante o voo para levar o composto de um tanque para o outro no interior do Starship.

Este teste é um passo importante para outros mais complexos, em que a transferência de propelente vai acontecer de um Starship para outro em órbita. "A melhora de recursos é essencial à medida que trabalhamos para construir um sistema de transporte totalmente reutilizável, capaz de transportar tripulação e cargas para a órbita da Terra, ajudar a humanidade a retornar à Lua e, por fim, viajar para Marte e além", acrescentou a SpaceX.

No entanto, vale lembrar que a empresa precisa de aprovação regulatória para lançar o Starship no novo teste. A Administração Federal de Aviação concluiu a investigação do voo anterior, é esperado que emita uma licença atualizada para o lançamento acontecer ainda neste mês.

Fonte: SpaceX

Trending no Canaltech:

Canaltech
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade