Sonda OSIRIS-REx faz último ajuste em sua trajetória e segue à Terra
A sonda OSIRIS-REx, da NASA, está levando uma cápsula com amostras do asteroide Bennu, que vai ser liberada a 102 mil quilômetros de altitude no fim de semana
A sonda OSIRIS-REx realizou a última manobra necessária para ajustar sua trajetória e seguir viagem à Terra. Segundo a NASA, o procedimento foi feito no domingo (17), e causou uma pequena mudança na velocidade da nave.
- Exploração espacial | As missões que você precisa acompanhar em 2023
- Sonda OSIRIS-REx dá adeus a Bennu e inicia viagem de dois anos de volta à Terra
Esta nova manobra aconteceu após outro ajuste realizado no início do mês, que também contribuiu para acertar a trajetória da OSIRIS-REx. No momento, a nave está a cerca de 2,8 milhões de quilômetros do nosso planeta, viajando a aproximadamente 23 mil km/h.
Ela vai liberar sua cápsula no domingo (24) a 102 mil quilômetros de altitude. Em seu interior, o componente leva uma carga aguardada com muita expectativa: ali estão amostras do asteroide Bennu, coletadas diretamente pela sonda.
A viagem até a rocha espacial não foi nada curta. Lançada em 2016, foi somente em 2018 que a OSIRIS-Rex alcançou o asteroide, e dedicou dois anos a estudá-lo em órbita. Já em outubro de 2020, ela coletou cerca de 250 gramas de material de sua superfície.
Após sua recuperação, a cápsula com as amostras vai ser enviada ao Centro Espacial Johnson, da NASA, onde o material em seu interior vai ser armazenado. Depois, parte dele vai ser distribuída a cientistas em todo o mundo, que vão estudá-lo em busca de pistas sobre a formação do Sistema Solar.
Não pense que o trabalho da OSIRIS-REx acaba por aí. Após deixar a cápsula em nosso planeta, ela vai iniciar sua missão estendida, seguindo viagem ao asteroide Apophis. Se tudo correr bem, a nave deve alcançá-lo em 2029.
Fonte: NASA
Trending no Canaltech:
- Google tem enigma que libera faixas de novo álbum de Taylor Swift
- Entenda a trend do Império Romano que se espalhou pelas redes sociais
- As cinco profissões que aumentam o risco de demência na velhice
- Tempestade solar chega à Terra antes do previsto
- Crânio de predador antepassado dos dinossauros é encontrado no Brasil
- Concorrente do Twitter, Bluesky chega a 1 milhão de usuários