PUBLICIDADE

Relíquias da Apollo 11 irão voar a bordo da Artemis I

"Kit Oficial de Voo" tem mais de 10 mil itens, entre emblemas, bandeiras, pins e até mesmo um pedaço de um motor do foguete Saturn V usado na Apollo 11

4 ago 2022 - 20h45
(atualizado em 5/8/2022 às 08h18)
Compartilhar
Exibir comentários

A primeira missão do programa espacial Artemis, que pretende colocar novamente seres humanos na superfície da Lua, não terá tripulação, mas isso não significa que a cápsula Orion fará a jornada ao redor de nosso satélite vazia. A bordo estarão o manequim "Moonikin Campos", um boneco da personagem de TV "Shaun, o Carneiro", e outros 10 mil itens.

Tudo isso será parte do que a NASA está chamando de OFK, ou Official Flight Kit, e remonta a uma tradição que começou na última missão do programa Apollo, a Apollo 17: enviar ao espaço itens comemorativos e lembrancinhas que possam ser distribuídas, em sinal de gratidão, a pessoas envolvidas em uma missão.

Dois itens no kit remetem à Apollo 11, a primeira missão tripulada a pousar na Lua. Um deles é uma amostra de poeira lunar, fornecida pelo Escritório de Comunicação da NASA. O outro é um "pedaço de um motor F-1", um dos quatro que impulsionaram o primeiro estágio do foguete Saturn V rumo à Lua em 16 de julho de 1969.

Quando falamos em "pedaço de motor" a tendência é pensar em algo grande mas, na verdade trata-se de um parafuso e uma porca, retirados de um motor F-1 resgatado do fundo do mar em 2013 por uma expedição financiada por Jeff Bezos. O motor em questão está sendo restaurado para o Museu Nacional do Ar e Espaço, onde será exibido a partir de outubro de 2022.

Foto: NASA / Canaltech

Mais de 2.790 dos itens no OFK são emblemas da missão Artemis I. Também há pins e muitas bandeiras dos EUA, de seus estados e territórios, de divisões das forças militares dos EUA, de programas da NASA e de parceiros internacionais da agência.

Também há quatro bonecos (minifigs) de LEGO e um Snoopy vestindo um traje espacial, 90 medalhas de mérito das escoteiras, que serão entegues como prêmios de um concurso de redação com o tema "Para a Lua e de volta", cinco pendrives e 60 microchips contendo nomes, poemas ou vídeos enviados por estudantes, educadores e funcionários que trabalharam na Artemis I, além de membros do público, coletados pela NASA, ESA, DLR (Agência Espacial Alemã) e ASI (Agência Espacial Italiana).

A Agência Espacial Israelense (ISA), NASA, Boeing e o laboratório de propulsão a Jato (JPL) enviarão sementes de árvores. A ISA também está enviando um mezuzah, um pergaminho contendo versos do Torah (um dos livros sagrados do Judaísmo), e um seixo do Mar Morto. Por fim, a ESA enviará um busto de Artemis, irmã de Apollo e deusa da Lua na mitologia grega, além de um cartão postal de "Le Voyage Dans la Lune", filme histórico de Georges Méliès que é considerado um dos primeiros filmes de ficção científica.

Fonte: CollectSPACE

Trending no Canaltech:

Canaltech
Compartilhar
Publicidade
Publicidade