Possível aglomerado galáctico estava "escondido" atrás da Via Láctea

Pesquisadores identificaram um um possível aglomerado formado por mais de 50 galáxias "escondido" pelo bojo da Via Láctea. O aglomerado parece ter 58 galáxias

9 nov 2022 - 14h28

Uma equipe de pesquisadores liderada por Daniela Galdeano, astrônoma da Universidade Nacional de San Juan, na Argentina, descobriu evidências de uma nova grande estrutura extragaláctica. A formação parece ser um aglomerado galáctico extremamente massivo, encontrado "escondido" atrás de parte da Via Láctea.

Os cientistas já sabem que parte do céu noturno é escura por causa do bojo da nossa galáxia, formado por estrelas que orbitam o buraco negro supermassivo ali. Juntas, as estrelas, poeira e gás do plano galáctico bloqueiam a visão. Esta região "oculta" é conhecida como "zona de evasão" (ZoA) e forma cerca de 10% do céu noturno. Para descobrir o que pode existir atrás dela, os autores trabalharam com diferentes ferramentas.

Foto: NASA/JPL-Caltech/R. Hurt (SSC/Caltech) / Canaltech

Eles uniram todos os dados já coletados sobre a área e, depois, adicionaram novas informações obtidas com o VVV Survey. Trata-se de um projeto apoiado pelo Observatório Europeu do Sul (ESO), que vem estudando estrelas por meio das emissões na luz infravermelha, capaz de atravessar o gás e poeira no bojo galáctico.

Ao estudar as imagens na luz infravermelha, os pesquisadores identificaram algumas galáxias bem além da Via Láctea. Os dados sugerem que, juntas, elas compõem uma estrutura extragaláctica com até 58 galáxias, mas novas observações são necessárias para definir a massa e as características dos objetos ali.

Dante Minniti, coautor do estudo, observa que é extremamente difícil encontrar galáxias atrás do plano galáctico devido à poeira ali, que escurece a visão. "Suspeitamos da presença da estrutura, mas como esta era uma 'região cega' antes, a descoberta do novo aglomerado de galáxias foi uma ótima confirmação", disse.

A descoberta do possível aglomerado representa um passo importante para entender o que há "atrás" da Via Láctea, mas também traz novas perguntas. É que, além dos aglomerados galácticos ocultos, a ZoA contém também o chamado "Grande Atrator", uma anomalia gravitacional que vem trazendo galáxias e aglomerados para si. Ainda não se sabe o que causa esta atração.

O artigo com os resultados do estudo será publicado na revista Astronomy & Astrophysics e pode ser acessado no repositório online arXiv, sem revisão de pares.

Fonte: arXiv; Via: Vice