PUBLICIDADE

O que é um mês lunar e qual a sua duração?

Mês lunar, lunação, ou mês sinódico são termos usados para se referir ao ciclo completo de fases lunares, mas a duração desse período varia

11 ago 2022 - 13h15
(atualizado às 15h36)
Compartilhar
Exibir comentários

Um mês lunar é o tempo que a Lua leva para passar por todas as fases lunares. A duração exata desse período varia porque a órbita da Lua é elíptica, ou seja, em alguns momentos ela estará mais próxima da Terra do que em outros. Em média, o mês lunar dura cerca de 29,5 dias.

Foto: WildMediaSK/Envato / Canaltech

Geralmente, o mês lunar é medido a partir do momento preciso de uma fase lunar primária — Lua Nova , Lua Crescente, Lua Cheia ou Lua Minguante — até a mesma fase se repetir no próximo mês. Normalmente, a contagem é feita de uma Lua Nova até a Lua Nova seguinte.

Em média, um mês lunar dura 29,530575 dias ou 29 dias, 12 horas, 44 minutos e 2 segundos. Contudo, quando a Lua está mais distante da Terra (principalmente no apogeu) a duração é mais longa. O oposto também é verdadeiro, ou seja, o mês lunar é mais curto quando a Lua está em seu ponto mais próximo da Terra (perigeu).

Lua Nova é geralmente usada como início de um novo mês lunar (Imagem: Reprodução/timeanddate.com)
Lua Nova é geralmente usada como início de um novo mês lunar (Imagem: Reprodução/timeanddate.com)
Foto: Canaltech

O motivo dessa variação de tempo dos meses lunares não é exatamente a distância em relação à Terra, mas a velocidade da órbita. Nosso satélite natural viaja mais rápido quando está mais próximo do planeta.

Por exemplo, os meses lunares são mais curtos em datas de Super Luas Novas, que é quando a Lua Nova está perto do perigeu. Por outro lado, as Micro Luas Novas, que é quando a Lua Nova está próxima ao apogeu, coincidem com os meses lunares mais longos.

Mês Sinódico, mês sideral, dia lunar e lunação

Um mês lunar, ou um ciclo lunar, também é conhecido como lunação, embora o termo astronômico seja mês sinódico (do termo grego synodos, que significa encontro ou conjunção).

Já o mês sideral diz respeito a outro tipo de medição: o tempo que a Lua leva para completar uma órbita ao redor da Terra. A palavra "sideral" se refere à palavra latina para estrelas. Ela é usada aqui porque, ao completar um mês sideral, a Lua retorna ao mesmo ponto em relação às estrelas em que se encontrava no mês sideral anterior. Isso leva cerca de 27,3 dias.

Comparação de uma superlua, que é quando a Lua Cheia está mais próxima da Terra, com uma microlua, que é quando está mais distante (Imagem: Reprodução/Vox)
Comparação de uma superlua, que é quando a Lua Cheia está mais próxima da Terra, com uma microlua, que é quando está mais distante (Imagem: Reprodução/Vox)
Foto: Canaltech

Já um dia lunar é o termo usado para se referir a um observador (um astronauta ou missão robótica, por exemplo) que está na superfície da Lua. Um dia na Lua tem a mesma duração de um mês lunar na Terra, porque nosso satélite tem rotação síncrona: o tempo que ela leva para girar uma vez sobre seu eixo é o mesmo que leva para completar uma órbita ao redor da Terra.

Por fim, existe o número de lunação, dado a cada mês lunar, mais ou menos como fazemos com o calendário anual gregoriano. O sistema de numeração mais usado é o de Ernest W. Brown, criado em 1933. Este calendário começa com a lunação 1 referente à primeira Lua Nova de 1923. Os números de lunação antes de 1923 são sempre negativos. No momento de redação desta matéria, a lunação no sistema de Brown era a de número 1232.

Fonte: timeanddate.com

Trending no Canaltech:

Canaltech
Compartilhar
Publicidade
Publicidade