PUBLICIDADE

NASA seleciona a SpaceX para lançar seu próximo telescópio espacial

O Nancy Grace Roman Space Telescope é a próxima missão científica de alta prioridade da agência, com lançamento previsto para outubro de 2026

19 jul 2022 - 20h30
(atualizado em 20/7/2022 às 10h33)
Ver comentários

A agência espacial norte-americana (NASA) anunciou nesta terça-feira (19) que selecionou a SpaceX como provedora de lançamento para seu próximo telescópio espacial, o Nancy Grace Roman. O contrato é avaliado em US$ 255 milhões e especifica um lançamento em outubro de 2026, a bordo de um foguete Falcon Heavy.

Anteriormente chamado Wide-Field Infrared Survey Telescope (WFIRST), o Nancy Grace Roman Space Telescope, também conhecido como Roman Telescope ou apenas Roman, é a próxima missão científica de alta prioridade da NASA. Sua construção foi recomendada durante a 2010 Astronomy and Astrophysics Decadal Survey.

O programa científico do telescópio incluirá investigações dedicadas para abordar questões pendentes em cosmologia, incluindo os efeitos da energia escura e da matéria escura e a exploração de exoplanetas. Roman também inclui um programa de investigação geral substancial para permitir estudos adicionais de fenômenos astrofísicos para avançar outros objetivos científicos.

Foto: Reprodução/NASA / Canaltech

Assim como o James Webb, o Roman observará o universo principalmente na luz infravermelha e será equipado com dois instrumentos científicos: O Wide-Field Instrument (WFI) é uma câmera sensível à luz visível e próxima ao infravermelho, com um sensor de mais de 300 MP capaz de produzir imagens como nitidez equivalente à do Hubble com um campo de visão de 0.28 graus quadrados, 100 vezes o das câmeras do Hubble.

Já o Corononagrahic Instrument (CGI) é uma combinação de espectrômetro e câmera de alto contraste e pequeno ângulo de visão sensível aos comprimentos de onda de luz visível e próxima ao infravermelho que usará uma nova tecnologia para supressão da luz das estrelas.

O Roman foi batizado em homenagem à Dra. Nancy Grace Roman, astrônoma norte-americana que fez importantes contribuições na classificação estelar. Ela foi chefe de astronomia da NASA entre as décadas de 60 e 70 e peça fundamental no planejamento do telescópio espacial Hubble, o que lhe rendeu o título de "mãe do Hubble". Roman faleceu em 2018, aos 93 anos.

Fonte: NASA

Trending no Canaltech:

Canaltech
Publicidade
Publicidade