PUBLICIDADE

NASA presta homenagem à atriz Nichelle Nichols

Atriz participou de campanha da agência para recrutar mulheres e pessoas de cor, e influenciou uma geração de profissionais que atuam na exploração do espaço

1 ago 2022 - 20h45
(atualizado em 2/8/2022 às 09h42)
Ver comentários
Publicidade

A agência espacial norte-americana (NASA) prestou nesta segunda-feira (1) uma homenagem à atriz Nichelle Nichols, a "Tenente Uhura" na série original de Star Trek. Ela morreu de causas naturais no último sábado (30 de julho), aos 89 anos.

Foto: Desilu Productions / Canaltech

Ao longo de três temporadas de Star Trek, entre 1966 e 1969, Nichols inovou ao interpretar uma das primeiras personagens femininas negras recorrentes na televisão dos EUA. Mas sua influência na exploração do espaço foi além da ficção: uma década após o fim da série, ela apareceu em um filme promocional da NASA destinado a recrutar mulheres e pessoas de cor para se candidatarem a astronautas.

O filme surtiu efeito. A turma seguinte de astronautas, selecionada em 1978, incluiu Guy Bluford, o primeiro norte-americano negro no espaço, e Sally Ride, a primeira mulher norte-americana no espaço.

?rel=0&hd=0" width="640" height="385" frameborder="0" allowfullscreen="1">

O administrador da NASA, Bill Nelson, lembrou Nichols em um comunicado:

"Nichelle Nichols foi uma atriz pioneira, defensora e amiga querida da NASA. Em uma época em que as mulheres negras raramente eram vistas na tela, o retrato de Nichelle como Nyota Uhura em Star Trek era um espelho para a América que fortalecia os direitos civis", disse o administrador Bill Nelson.

"Os esforços de Nichelle transcenderam a televisão e transformaram a NASA. Depois da Apollo 11, ela assumiu a missão de inspirar mulheres e pessoas de cor a se juntarem a esta agência, mudar a cara do STEM e explorar o cosmos. A missão de Nichelle é a missão da NASA. Hoje, enquanto trabalhamos para enviar a primeira mulher e a primeira pessoa de cor à Lua no programa Artemis, a NASA é guiada pelo legado de Nichelle Nichols."

Em 2021 a NASA publicou em seu canal no YouTube um vídeo chamado "Nichelle Nichols: Woman on a NASA Mission", que retrata o impacto que os esforços da atriz tiveram em futuras gerações de funcionários da agência. Em 2001 o asteroide 2001 QB154 foi rebatizado como "68410 Nichols" em sua homenagem.

Trending no Canaltech:

Canaltech
Publicidade
Publicidade