PUBLICIDADE

Missão Polaris Dawn deve ser lançada em dezembro

Patrocinada pelo bilionário Jared Isaacman, missão terá entre seus objetivos a primeira caminhada espacial privada da história

1 ago 2022 - 19h45
(atualizado às 20h39)
Compartilhar
Exibir comentários

A primeira missão do programa espacial privado Polaris, desenvolvida em parceria entre o bilionário norte-americano Jared Isaacman (que patrocinou a Inspiration4) e a SpaceX, deve ser lançada no fim deste ano.

A afirmação foi feita pelo próprio Isaacman durante participação no show aéreo AirVenture, realizado pela Experimental Aircraft Association na última sexta-feira (29) em Oshkosh, Wisconsin, EUA. "No momento estamos mirando no fim do ano, então provavelmente dezembro", disse.

A missão Polaris Dawn tem três objetivos principais: levar a cápsula Crew Dragon a uma altitude recorde de 1.400 km, mais três vezes a distância entre a Terra e a Estação Espacial Internacional (ISS), testar comunicação com a rede Starlink da SpaceX e realizar a primeira caminhada espacial (EVA, Extra-vehicular Activitity) privada na história.

Esta também será a primeira caminhada espacial a partir de uma Crew Dragon. Isso exige o desenvolvimento de trajes espaciais pressurizados para toda a tripulação, já que a cápsula terá de ser totalmente despressurizada e repressurizada durante a manobra, além de toda uma série de procedimentos.

Foto: Polaris Program / Canaltech

"O desenvolvimento do traje para esta missão realmente irá nos ajudar a aprender, e poderemos nos basear nisto quando formos à Lua e, eventualmente, Marte, disse Anna Menon, da SpaceX, uma das quatro tripulantes da Polaris Dawn.

"A segunda metade do ano está bem carregada com preparativos para a EVA", disse Isaacman. Sarah Gills, outra funcionária da SpaceX que participará da missão, completou: "este é um programa de desenvolvimento, e como parte disto, estamos criando um programa de treinamento completamente novo [...] Creio que vamos aprender muito no caminho".

Segundo Menon, há 35 experimentos científicos planejados para a missão, que vai durar cinco dias. Muitos deles tem como foco o ambiente em órbitas mais altas, onde há níveis elevados de radiação. "É algo que vamos realmente ter que entender em missões para a Lua e Marte", afirmou.

O programa Polaris consistirá em três missões, e a Dawn é apenas o começo. A terceira missão, ainda sem data definida, deverá ser a primeira missão tripulada a bordo da Starship, a espaçonave que atualmente está sendo construída pela SpaceX.

Trending no Canaltech:

Canaltech
Compartilhar
Publicidade
Publicidade