PUBLICIDADE

Lunar Gateway: vídeo mostra como será montagem da estação na órbita lunar

A futura estação Lunar Gateway dará apoio às missões tripuladas do programa Artemis à Lua; agências internacionais e iniciativa privada participarão do projeto

10 ago 2022 - 14h45
(atualizado às 16h57)
Compartilhar
Exibir comentários

Um novo vídeo da NASA mostra como será a montagem da estação espacial Lunar Gateway: em quase três minutos de animação, vemos as partes do futuro complexo sendo encaixadas como se fossem peças de Lego. A estação ficará na órbita lunar, e dará apoio às missões tripuladas do programa Artemis, na Lua.

Foto: Reprodução/NASA / Canaltech

A estação Lunar Gateway é um projeto conduzido pela NASA e parceiros comerciais e internacionais. As parcerias aparecem logo no começo da animação, com a montagem da estação iniciada com elementos de energia e propulsão desenvolvidos pela Maxar Technologies, empresa especialista em tecnologia espacial. Eles se acoplam às instalações de logística e habitação, da multinacional Northrop Grumman.

Confira abaixo:

Depois, a primeira tripulação chega à estação, seguida pelo módulo habitacional criado pela Agência Espacial Europeia. Mais à frente na sequência, a animação exibe uma série de naves tripuladas e outros elementos enviados à estação, como o braço robótico da agência espacial canadense.

Inicialmente, a NASA considerava a estação uma peça essencial para o retorno da humanidade à Lua dentro do cronograma do programa Artemis, mas mudou os planos em 2020. Mesmo assim, a Lunar Gateway segue com papel essencial para os projetos da agência espacial, proporcionando o suporte necessário para a estadia humana de longo prazo na Lua e para a exploração do espaço profundo.

Quando estiver concluída, a estação terá portas de acoplagem para diferentes tipos de naves, ambientes para tripulantes conviverem e trabalharem e instalações para estudos sobre heliofísica, ciência da vida, entre outras. Os parceiros da NASA vão contribuir com o envio de robôs, habitats adicionais e recursos de abastecimento.

Fonte: NASA (YouTube); Via: Space.com

Trending no Canaltech:

Canaltech
Compartilhar
Publicidade
Publicidade