PUBLICIDADE

Estrela mais densa já observada tem menos massa do que se pensava

A estrela R136a1 foi novamente analisada e a nova estimativa de massa é bem menor que a anterior. Ainda assim, continua uma recordista impressionante

18 ago 2022 - 11h48
(atualizado às 12h54)
Compartilhar
Exibir comentários

A estrela mais densa já observada, conhecida como R136a1, foi alvo de um novo estudo que estimou uma massa consideravelmente menor do que os cálculos anteriores. Ainda assim, ela continua no topo das "peso pesado" do universo.

Localizada na Grande Nuvem de Magalhães, a gigante azul faz parte de um grande aglomerado, a cerca de 150 mil anos-luz da Terra, chamado R136. Ali, muitas estrelas jovens evoluem e estrelas bebês nascem com frequência.

Estrelas azuis são muito mais quentes que as amarelas como o nosso Sol. E também são mais jovens, porque não duram muito tempo. No aglomerado R136, por exemplo, as estrelas tem idades entre 1 e 2 milhões de anos (o que é quase nada perto dos 4,5 bilhões de anos do Sol).

No caso da R136a1, a massa estimada anteriormente foi de 265 massas solares (ou seja, 265 vezes a massa do Sol). Apesar disso, ela não é tão grande quanto as maiores em tamanho — tem apenas 30 vezes o raio do Sol, enquanto as gigantes vermelhas podem ser 2.100 vezes maiores que o Sol em diâmetro.

Agora, a R136a1 foi observada por uma equipe de pesquisadores e sua massa foi recalculada. A nova estimativa é que ela tenha algo entre 150 e 200 massas solares. O estudo é importante porque os astrônomos precisam compreender melhor o limite de massa superior das estrelas para criar modelos de evolução estelar cada vez mais precisos.

Mesmo com a nova estimativa, a R136a1 ainda tem uma temperatura de superfície oito vezes mais elevada que a do Sol e um raio quarenta vezes maior. O estudo foi aceito para publicação no The Astrophysical Journal Letters.

Fonte: arXiv.org; via: Space.com

Trending no Canaltech:

Canaltech
Compartilhar
Publicidade
Publicidade