PUBLICIDADE

Emirados Árabes selecionam seu 1º astronauta para missão de longa duração à ISS

Sultan AlNeyadi fará parte da tripulação da missão Crew-6, com lançamento programado para abril de 2023 e duração de seis meses

25 jul 2022 - 20h00
(atualizado às 23h54)
Ver comentários

O presidente dos Emirados Árabes Unidos, Sheikh Mohamed bin Zayed bin Sultan Al Nahyan, anunciou neste domingo (25) o nome do primeiro astronauta árabe que participará de uma missão de longa duração a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS).

O escolhido foi Sultan AlNeyadi, de 41 anos. Ele voará como parte da missão Crew-6 da SpaceX, acompanhado pelos norte-americanos Stephen Bowen e Warren Hoburg, além do russo Andrey Fedyaev. A decolagem está planejada para abril de 2023.

AlNeyadi tem Ph.D. em tecnologia da informação e antes de ingressar no programa espacial dos Emirados Árabes era engenheiro de segurança de redes das forças armadas do país. Ele treinou como backup para

Hazza Al Mansoori

, que se tornou o primeiro astronauta dos Emirados Árabes em 2019, quando passou oito dias na ISS.

Foto: NASA / Canaltech

Como todos os astronautas em missões de longa duração à ISS, ele completou o treinamento básico de dois anos para candidatos a astronautas, incluindo simulações de caminhadas espaciais e treinamento de sobrevivência.

A "passagem" de AlNeyadi para a ISS foi garantida após um acordo entre os Emirados Árabes e a empresa norte-americana Axiom Space, anunciado em abril deste ano. A empresa tinha um assento garantido em um voo do programa comercial tripulado da NASA, conquistada quando ofereceu à agência uma vaga para enviar um astronauta ao espaço a bordo de uma espaçonave russa Soyuz.

Fonte: Space

Trending no Canaltech:

Canaltech
Publicidade
Publicidade