PUBLICIDADE

Cianobactérias podem ajudar na sobrevivência de humanos em Marte

Estudo mostra que as cianobactérias "Anabaena sp. PCC 7938" podem fornecer a base para um sistema de suporte de vida, consumindo recursos no ar e solo de Marte

12 ago 2022 - 12h45
(atualizado às 16h12)
Compartilhar
Exibir comentários

Uma equipe de pesquisadores liderada pelo Dr. Cyprien Verseux, cientista do Centro de Tecnologia Espacial Aplicada e Microgravidade (ZARM), da Universidade de Bremen, na Alemanha, identificou uma subespécie de cianobactéria adequada para o uso em sistemas de suporte à vida, necessários para a sobrevivência humana no Planeta Vermelho.

O ambiente marciano pode até parecer não ter recursos para suportar a vida ou a produção de alimentos. Mas, na verdade, a atmosfera com alta concentração de carbono e nitrogênio, somada ao solo rico em ferro e outros metais e minerais, representam recursos importantes para processos biológicos — e, principalmente, são itens essenciais para as cianobactérias.

Foto: Unplash/Mike Kiev / Canaltech

Os pesquisadores acreditam que, em Marte, algumas cianobactérias poderiam se alimentar da poeira e atmosfera do planeta. Depois, com a fotossíntese, elas iriam produzir oxigênio e formar biomassa, a qual teria uso para a produção de alimentos. Embora o potencial das cianobactérias não seja assunto novo nas pesquisas, os avanços nesta área são lentos, já que o filo das cianobactérias conta com milhares de espécies.

Assim, a equipe fez uma seleção prévia de algumas cepas de cianobactérias com base no conhecimento já disponível, e depois analisou o genoma delas. Em seguida, eles definiram alguns critérios e as compararam durante uma série de experimentos. No fim, eles descobriram que a cepa Anabaena sp. PCC 7938 é altamente promissora para uso em sistemas de suporte à vida.

Com as descobertas, a equipe espera trabalhar em novas pesquisas sobre os processos de uso de recursos locais em Marte. "Parece que as cianobactérias podem, de fato, ser alimentadas por recursos marcianos, e depois seriam usadas para alimentar outros processos biológicos de interesse", disse Verseux. "Mas saber que este sistema pode funcionar não é suficiente: precisamos aprimorá-lo e avaliar se pode ser eficiente o bastante para valer a pena integrá-lo a missões em Marte", observou.

Além disso, a equipe também quer investigar os mecanismos biológicos que tornam a cepa Anabaena sp. PCC 7938 tão valiosa. "A quantidade de equipes contribuindo para os estudos de sistemas de suporte à vida com base em cianobactérias está aumentando", celebrou o autor.

O artigo com os resultados do estudo foi publicado na revista Applied and Environmental Microbiology.

Fonte: Applied and Environmental Microbiology; Via: ZARM

Trending no Canaltech:

Canaltech
Compartilhar
Publicidade
Publicidade