PUBLICIDADE

Chuva dos meteoros Perseidas: veja as melhores fotos do fenômeno

O pico da chuva dos meteoros Perseidas ocorreu no último fim de semana; apesar do brilho da Lua no céu, o fenômeno rendeu fotos espetaculares em todo o mundo

15 ago 2022 - 13h00
(atualizado às 16h00)
Compartilhar
Exibir comentários

O pico da chuva dos meteoros Perseidas ocorreu na madrugada de sexta-feira (12) para sábado (13), com "estrelas cadentes" proporcionando um verdadeiro espetáculo no céu. Neste ano, o evento aconteceu após a Lua chegar à fase cheia, cujo brilho ofuscou os meteoros mais fracos — mas a boa notícia é que isso não impediu que observadores em todo o mundo tirassem fotos incríveis do fenômeno.

Este é uma das chuvas de meteoros mais aguardadas do ano, e não é sem motivo: em 2016, por exemplo, ela trouxe uma quantidade surpreendentemente grande de meteoros, com até 200 deles por hora. Neste ano, a chuva começou no dia 17 de julho, com pico logo após a Superlua do Esturjão; se considerarmos as condições ideais, as estimativas apontavam até 24 meteoros por hora no pico.

Foto da chuva em agosto de 2009, com mais de 150 meteoros por hora (Imagem: Reprodução/NASA/JPL)
Foto da chuva em agosto de 2009, com mais de 150 meteoros por hora (Imagem: Reprodução/NASA/JPL)
Foto: Canaltech

O "pai" da chuva de meteoros Perseidas é o cometa 109P/Swift-Tuttle, descoberto independentemente pelos astrônomos Lewis Swift e Horace Tuttle, em 1862. O cometa leva cerca de 133 anos para orbitar o Sol, e ele é o maior objeto conhecido que se aproxima da Terra repetidamente: o núcleo do Swift-Tuttle mede 26 km de diâmetro e ele esteve perto da Terra em 1992; uma nova visita deverá acontecer em 2126.

A chuva de meteoros ocorre quando a Terra encontra detritos liberados pelo cometa, que atravessam a atmosfera. Estes pedacinhos do cometa viajam a 214.365 km/h e são incinerados, dando origem aos meteoros brilhantes no céu.

Por fim, o nome da chuva remete ao radiante (a direção de onde os meteoros parecem vir) dela, em direção à constelação Perseu.

As melhores fotos da chuva dos meteoros Perseidas

Fonte: Via: Space.com, EarthSky

Trending no Canaltech:

Canaltech
Compartilhar
Publicidade
Publicidade