PUBLICIDADE

Caminhar três vezes por semana reduz risco de dor lombar

Se você tem episódios de dor lombar, caminhar cerca de 130 minutos por semana pode ajudar a prolongar o tempo sem que a dor volte. É o que diz um novo estudo

21 jun 2024 - 18h21
(atualizado às 21h03)
Compartilhar
Exibir comentários

Caminhar três vezes por semana reduz significativamente o risco de dor lombar. É o que aponta um estudo publicado na revista The Lancet na quarta-feira (19). Segundo o material, pessoas que caminham aproximadamente 130 minutos por semana permanecem sem dor durante quase o dobro do tempo em comparação com as outras.

Foto: ijeab/Freepik / Canaltech

Durante o estudo, os cientistas da Macquarie University (Austrália) acompanharam durante três anos 701 pessoas que tiveram episódios de dor lombar.

Para verificar a eficácia da caminhada, metade dessas pessoas foi designada a um programa de caminhadas frequentes e sessões educativas com um fisioterapeuta. O outro grupo não passou por nenhum tipo de intervenção.

O resultado foi que o grupo que fez as caminhadas teve menos ocorrências de dor em comparação com o grupo de controle, e um período médio mais longo antes da dor voltar — enquanto o primeiro grupo demorou uma média de 208 dias para a dor voltar, o outro demorou 112 dias.

"O risco de ter uma recorrência que exigisse a procura de cuidados foi quase reduzido pela metade naqueles do grupo de caminhada", afirma o co-autor do estudo, Mark Hancock.

Caminhar reduz o risco de dor

"Caminhar é um exercício simples, de baixo custo e amplamente acessível, que quase qualquer pessoa pode praticar, independentemente da idade, localização geográfica ou estatuto socioeconômico", acrescenta o pesquisador.

A equipe ainda não sabe exatamente por que caminhar é tão bom para prevenir dores nas costas, mas já tem algumas teorias: a combinação de movimentos suaves, carga e fortalecimento das estruturas e músculos da coluna vertebral, relaxamento e alívio do estresse, além da liberação da endorfina, pode ajudar a explicar esse efeito.

Caminhar três vezes por semana reduz risco de dor lombar (Imagem: Jcomp/Freepik)
Caminhar três vezes por semana reduz risco de dor lombar (Imagem: Jcomp/Freepik)
Foto: Canaltech

"Também sabemos que caminhar traz muitos outros benefícios à saúde, incluindo saúde cardiovascular, melhora da densidade óssea, manutenção de um peso saudável e melhora da saúde mental", conclui.

Benefícios de caminhar

E é verdade: caminhar pode ter diversos benefícios para a saúde, como já deixaram claro alguns estudos ao longo do tempo. 

O curioso é que esses benefícios vão muito além das dores físicas. Para se ter uma ideia, caminhar 10 mil passos por dia ajuda a reduzir risco de demência, segundo um estudo da The University of Sydney (Austrália). 

Além disso, também pode ser uma prática recomendada para quem trabalha sentado, já que caminhar por 2 minutos diminui a glicose no sangue, como mostra a University of Limerick (Irlanda).

Fonte: The Lancet, Macquarie University

Trending no Canaltech:

Canaltech
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade