PUBLICIDADE

Brasil registra a segunda morte pela varíola dos macacos

Com mais de 5 mil casos da varíola dos macacos, Brasil contabiliza segundo óbito. Paciente de 33 anos era morador do estado do Rio e tinha comorbidades

1 set 2022 - 15h30
(atualizado às 17h24)
Compartilhar
Exibir comentários

No Brasil, casos da varíola dos macacos (monkeypox) estão em alta e, nesta semana, o segundo caso de morte relacionado com a infecção viral foi confirmado no estado do Rio de Janeiro. O paciente era um homem, de 33 anos, que estava internado em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) desde o dia 19 deste mês.

A morte em decorrência da varíola dos macacos foi confirmada pela Secretaria Municipal de Saúde de Campos dos Goytacazes, onde o paciente estava internado. Segundo nota, a vítima apresentava baixa imunidade e comorbidades, o que agravaram o quadro da doença.

Foto: Threetails05/Envato / Canaltech

Para evitar novos casos, as autoridades de saúde da cidade estão monitorando as pessoas que tiveram contato com o paciente. Até o momento, ninguém apresentou sinais e sintomas de infecção causada pela varíola dos macacos.

Casos e mortes da varíola dos macacos no Brasil

Na quarta-feira (31), o Ministério da Saúde confirmou 5.037 casos oficiais da varíola dos macacos. Além disso, outros 5.391 casos são considerados suspeitos para a infecção. Entre os estados, São Paulo lidera, com 3.001 diagnósticos. Em seguida, estão Rio da Janeiro (675) e Minas Gerais (278).

Vale lembrar que, no Brasil, a primeira morte relacionada com o vírus foi registrada em julho. Internado na cidade de Belo Horizonte, em Minas Gerais, o paciente de 41 anos estava em tratamento oncológico, o que agravou a sua condição de saúde.

Na última semana, o país também registrou os primeiros casos da doença em bebês com menos de um ano. Além disso, foi confirmado o primeiro caso de transmissão da varíola dos macacos de um paciente contaminado para o seu cachorro.

O que é considerado um caso suspeito de monkeypox?

Segundo a secretaria municipal de Campo, pacientes, de qualquer idade, que apresentam início súbito de lesões em mucosas ou erupções cutâneas agudas são considerados casos suspeitos para a varíola dos macacos. Aqui, independe do número de erupções e da parte do corpo em que aparecem.

Além disso, a presença de edema (inchaço) nos órgãos genitais também é um sinal de alerta e pode estar associada a outros sinais e sintomas da monkeypox.

Fonte: Agência Brasil e Ministério da Saúde  

Trending no Canaltech:

Canaltech
Compartilhar
Publicidade
Publicidade