PUBLICIDADE

Brasil lidera ranking de pessoas superinteligentes na América do Sul

Levantamento da Associação Mensa Brasil aponta que mais de 2 mil brasileiros têm um QI estimado entre 130 a 144. Por isso, são considerados superdotados

11 ago 2022 - 14h51
(atualizado às 17h18)
Compartilhar
Exibir comentários

No ranking mundial de pessoas superinteligentes, o Brasil ocupa a 13ª posição, mas é o país que mais concentra mentes brilhantes na América do Sul, segundo levantamento da Associação Mensa Brasil. No total, 2.090 brasileiros têm oficialmente um quociente de inteligência (QI) elevado, o que foi possível confirmar a partir de inúmeros testes.

No mundo, a população dos Estados Unidos é a que mais concentra pessoas superinteligentes. Por lá, a Mensa Internacional contabiliza cerca de 52 mil pessoas com QI elevado. Agora, o segundo e o terceiro lugares são ocupados pelo Reino Unido, com 19 mil, e pela Alemanha, com 16 mil.

Foto: Idimair/Envato / Canaltech

Onde estão as pessoas superinteligentes no Brasil?

A seguir, confira quais estados mais concentram brasileiros superinteligentes:

  • São Paulo: 984 pessoas classificadas como superdotadas;
  • Rio de Janeiro: 229 pessoas;
  • Distrito Federal: 135 pessoas;
  • Paraná: 134 pessoas;
  • Rio Grande do Sul: 94 pessoas.

Número pode estar subnotificado

É importante destacar que o número de brasileiros superinteligentes está subnotificado, já que o processo para ser incluído na seleta lista não é simples e a maioria das pessoas nunca passou por estes testes em sua vida.

Segundo o vice-presidente da Associação Mensa Brasil, Carlos Eduardo Fonseca, a Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que 3% a 5% da população mundial sejam superdotados. Pensando nos brasileiros, é provável que 4 milhões sejam superinteligentes, estima Fonseca para a Agência Brasil.

Como saber se tenho QI elevado?

Para saber se um indivíduo tem um QI elevado, é necessário que ela procure por um psicólogo especializado na questão. Isso porque somente profissionais com registro nos conselhos de psicologia podem aplicar a bateria de testes que medem o QI e mensuram a inteligência de uma pessoa.

Segundo a neuropsicóloga Leninha Wargas, "quando uma pessoa se submete à testagem de QI e alcança resultado entre 115 e 129, ela está acima da média. Superdotado, de 130 a 144 pontos e, gênio, acima de 144 pontos".

Quanto custa o teste?

O preço dos testes de QI pode ser variados, custando entre mil e 100 reais, dependendo da organização responsável. A curiosidade é que o nível de inteligência não é verificado a partir de uma única sessão de testagem. Na verdade, o processe deve ser feito a cada dois meses, por um período pré-definido.

Quando pais e familiares suspeitam das potencialidades dos filhos, Fonseca recomenda que eles busquem a testagem de QI. A partir de um resultado positivo para superinteligência, o poder público deve oferecer a criança "uma educação especial". Por exemplo, "esse aluno tem turnos normais de aulas na escola e, no contra turno, tem a sala de recursos, onde ele trabalha suas habilidades", completa.

Fonte: Agência Brasil  

Trending no Canaltech:

Canaltech
Compartilhar
Publicidade
Publicidade