PUBLICIDADE

Artista da DC confirma sua própria versão do Universo Ultimate da Marvel

Sean Gordon Murphy, criador da linha Batman: Cavaleiro Branco, diz que a liberdade que ele tem lembra bastante o conceito do Universo Ultimate

9 ago 2022 - 23h42
(atualizado em 10/8/2022 às 11h30)
Compartilhar
Exibir comentários

Tanto a Marvel quanto a DC às vezes criam histórias ambientadas em mundos paralelos que ganham tanta vida própria que precisam de uma nova realidade só para contê-las — na verdade, boa parte de suas Terras alternativas nasceu assim. Agora, uma delas, criada pelo artista Sean Gordon Murphy, foi confirmada pelo próprio autor como uma resposta ao Universo Ultimate da Casa das Ideias.

Bem, uma coisa de cada vez. O Universo Ultimate, criado no começo dos anos 2000, foi uma solução que a Marvel Comics criou para aproximar seus heróis clássicos de novos leitores, a partir de abordagens atualizadas. Inesperadamente, a coisa deu tão certo, que os Supremos, os Vingadores dessa linha, influenciaram o Marvel Studios; e versões como o Homem-Aranha Miles Morales foram parar na Terra principal, a 616.

Foto: DC Comics / Canaltech

Com o tempo, muita coisa do Universo Ultimate acabou sendo incorporado à Terra-616, principalmente depois das Guerras Secretas de 2015. A Terra-1610, referente à do Ultimate, aparentemente tinha sido destruída depois do evento, mas até hoje é utilizada como "laboratório" da Marvel, com versões diferentes de seus ícones.

Mas o que isso tem a ver com o "Murphyverse"? É isso o que você vai saber agora.

Murphyverse é o Universo Ultimate da DC Comics

Sean Gordon Murphy já despontava como um artista completo desde 2003, com Crush; e, depois de passar por personagens como Batman e John Constantine, alcançou o estrelato com Punk Rock Jesus e Joe the Barbarian, no começo dos anos 2010. Sua arte com traços dinâmicos e arte-final precisa deixaram a DC de olho no talento. O suficiente para oferecer um projeto especial com o Cavaleiro das Trevas.

Então, desde 2018, Murphy vem publicando séries limitadas que se passam em uma realidade alternativa, a partir de Batman: O Cavaleiro Branco. Sua interpretação, tanto textual quanto gráfica, sobre o Batman, o Coringa, Harley Quinn e outros ícones do cantinho do Homem Morcego, deram tão certo, que os projetos relacionados multiplicaram-se.

De 2018 para cá foram lançadas mais três séries limitadas (Batman: Maldição do Cavaleiro Branco, Batman: Cavaleiro Branco apresenta Von Freeze e Batman: Cavaleiro Branco apresenta Harley Quinn). Para este ano estão previstos Batman: Beyond the White Knight e Batman: White Knight Presents: Red Hood. E para as próximas temporadas já há confirmações de projetos do "Murphyverse" com a Liga da Justiça, Asa Noturna e Batgirl.

Essas tramas paralelas não puderam ser ajustadas em nenhuma das outras Terras do Multiverso DC, por isso são ambientadas no chamado "Murphyverse". A maior diferença está no destaque político das histórias e em aspectos como o Coringa ter, aparentemente, se curado. É uma espécie de mistura de tudo o que já vimos sobre os principais momentos dos personagens, mas com uma pegada mais crua e moderna.

Em recente entrevista ao ScreenRant, durante a San Diego Comic-Con, Murphy disse estar feliz com o sucesso de sua própria linha, e reconheceu as semelhanças entre seu projeto e o Universo Ultimate. "Sinto que tenho toda a liberdade do mundo e meu próprio universo do Batman. Quero dizer, todo mundo quer isso. Então, não sei como vim parar aqui. É como a linha Ultimate da Marvel, mas com Gotham, certo?"

Ainda não dá para dizer se o "Murphyverse" fará tanto sucesso e terá tanta influência quanto o Universo Ultimate teve para a Marvel desde sua criação. Mas, dada à expansão dessa linha, não seria nada surpreendente que logo vejamos alguma adaptação da linha Batman: Cavaleiro Branco para as animações ou para os cinemas.

Trending no Canaltech:

Canaltech
Compartilhar
Publicidade
Publicidade