PUBLICIDADE

Apple Intelligence | 8 coisas legais que a IA da Apple será capaz de fazer

Conheça 8 coisas legais para fazer com o Apple Intelligence, conjunto de soluções com uso de IA da Apple

11 jun 2024 - 21h36
(atualizado às 23h51)
Compartilhar
Exibir comentários

A Apple revelou a sua abordagem para o uso de inteligência artificial nos aparelhos e aplicativos da marca com um conjunto de ferramentas chamado Apple Intelligence. A solução foi apresentada durante a WWDC 2024 como um sistema de "inteligência pessoal" que promete transformar a realização de tarefas do dia a dia com base no contexto e na experiência de cada usuário e chega ao público ainda em 2024 com o lançamento dos sistemas iOS 18, iPadOS 18 e macOS Sequoia.

Foto: Divulgação/Apple / Canaltech

No anúncio da novidade, o CEO Tim Cook destacou que a "abordagem combina IA generativa com o contexto pessoal de cada pessoa para entregar inteligência de extrema utilidade — e podemos acessar essa informação de um jeito totalmente privado e seguro para ajudar as pessoas a fazer o que mais importa para elas".

8 ações para fazer com o Apple Intelligence

Conheça algumas ações que você poderá realizar com a IA da Apple:

1. Melhorias na escrita

O Apple Intelligence vai integrar ferramentas de escrita em aplicativos como o Mail, Notas e Pages para facilitar as ações de reescrever, revisar e resumir textos com auxílio de IA. A novidade permitirá melhorar os materiais com um clique no iOS 18, iPadOS 18 e macOS Sequoia.

O recurso Rewrite será capaz de ajustar o tom e estilo do texto conforme a necessidade, enquanto o Proofread oferecerá correções gramaticais e sugestões de melhorias. Além disso, a função Summarize transformará longos trechos de texto em resumos concisos ou organizados em marcadores, tabela ou lista.

Apple Intelligence vai liberar ferramentas de escrita com IA (Imagem: Divulgação/Apple)
Apple Intelligence vai liberar ferramentas de escrita com IA (Imagem: Divulgação/Apple)
Foto: Canaltech

2. Priorização de mensagens importantes

O Apple Intelligence também terá uma função para ajudar no gerenciamento de notificações e e-mails. Com o recurso Priority Notifications, as notificações mais importantes vão aparecer no topo da lista para garantir que você não perca eventos ou mensagens urgentes.

No app Mail, a função Priority Messages destacará os e-mails prioritários, enquanto o Smart Reply vai identificar perguntas nos e-mails para sugerir respostas rápidas. Além disso, a caixa de entrada terá resumos dos conteúdos das mensagens em vez de exibir a primeira linha de cada e-mail.

3. Criação de imagens personalizadas

Para aqueles que gostam de se expressar visualmente, o Apple Intelligence contará com o Image Playground — uma IA para a criação de imagens personalizadas em estilos como animação, ilustração e esboço. Integrado a aplicativos como Mensagens, Notas e Keynote, o Image Playground possibilitará a criação rápida de imagens para anexar em conversas e documentos.

A ferramenta terá várias opções de personalização: será possível escolher entre uma série de conceitos em categorias como temas, fantasias, acessórios e lugares, criar avatares a partir de fotos da sua biblioteca pessoal ou digitar uma descrição para definir uma imagem.

Image Playground é uma IA da Apple para gerar imagens (Imagem: Divulgação/Apple)
Image Playground é uma IA da Apple para gerar imagens (Imagem: Divulgação/Apple)
Foto: Canaltech

4. Pesquisa e edição de fotos

O Apple Intelligence também vai facilitar a pesquisa no app Fotos com a opção de realizar buscas detalhadas com uso de linguagem natural. A IA será capaz de identificar os conteúdos e até criar uma memória com a apresentação dos materiais em formato de filme.

Outra novidade anunciada para o app Fotos é a ferramenta Clean Up, que permitirá remover objetos indesejados do plano de fundo das fotos com facilidade e manter o foco no assunto principal.

Apple Intelligence poderá ser usado no app Fotos para fazer buscar e criar memórias a partir de comandos em linguagem natural (Imagem: Divulgação/Apple)
Apple Intelligence poderá ser usado no app Fotos para fazer buscar e criar memórias a partir de comandos em linguagem natural (Imagem: Divulgação/Apple)
Foto: Canaltech

5. Interação com a Siri

A Siri também ganhará novas ações com a integração do Apple Intelligence. A assistente virtual será capaz de compreender e manter o contexto das conversas, o que permitirá uma interação mais fluida e natural. Se você se atrapalhar na pronúncia de uma palavra ou mudar de ideia no meio da frase, a Siri entenderá o que você quis dizer.

Além disso, será possível digitar para a Siri e alternar entre voz e texto conforme necessário. A Siri também podera responder a perguntas complexas sobre o uso de recursos do iPhone, iPad ou Mac e tirar dúvidas dos usuários da Apple.

6. Gerenciamento inteligente de calendário

O Apple Intelligence também facilitará o gerenciamento de atividades e eventos com base no contexto pessoal de cada usuário. A IA poderá, por exemplo, entender se um novo compromisso conflita com eventos importantes marcados na agenda. Para realizar essa ação, a Siri poderá combinar informações de diferentes aplicativos, como e-mails e calendários.

7. Criação de genmoji

Outra novidade que chega com a IA da Apple é a capacidade de criar emojis personalizados. A ferramenta Genmoji permitirá que as pessoas gerem figuras inéditas a partir de descrições em texto ou de fotos de amigos e familiares. Os genmojis poderão ser usados nos aplicativos de bate-papo, inclusive como adesivos ou reações às mensagens.

Com o Genmoji será possível criar emojis personalizados a partir de descrições em texto ou envio de fotos (Imagem: Divulgação/Apple)
Com o Genmoji será possível criar emojis personalizados a partir de descrições em texto ou envio de fotos (Imagem: Divulgação/Apple)
Foto: Canaltech

8. Integração com ChatGPT

O Apple Intelligence também integrará o ChatGPT no iOS 18, no iPadOS 18 e no macOS Sequoia, com acesso rápido às capacidades de geração de texto e imagem do chatbot da OpenAI.

A integração permitirá que a Siri consulte o ChatGPT para responder perguntas complexas, enquanto outros aplicativos de produção de conteúdo terão acessos aos recursos de geração de texto e imagem do modelo GPT-4o.

Veja também a diferença entre Apple Intelligence e Galaxy AI e descubra qual pacote de IA é mais completo.

Trending no Canaltech:

Canaltech
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade