PUBLICIDADE

Android 15 vai mostrar a saúde da bateria nas configurações, diz site

Android 15 terá uma área de diagnósticos com informações sobre a saúde da bateria e testes para verificar se há problemas na tela do celular

21 jun 2024 - 19h48
(atualizado às 23h57)
Compartilhar
Exibir comentários

O Google prepara uma central de diagnósticos para verificar se há problemas no celular sem depender da assistência técnica. A novidade deu as caras no Android 15 Beta 3 e oferece testes para a tela e uma página para verificar a saúde da bateria. A expectativa é que o novo recurso seja liberado junto com a versão final do sistema até o fim do ano.

Foto: Douglas Ciriaco/Canaltech / Canaltech

Diagnósticos do dispositivo no Android 15

A nova função foi descoberta pelo desenvolvedor Mishaal Rahman e divulgada pelo Android Authority nesta quinta-feira (21). Junto com o lançamento do terceiro Beta, o sistema trouxe uma nova página nas configurações do Android, conhecida como "Diagnóstico do dispositivo".

O menu oferece algumas opções para testar o hardware do aparelho e verificar se há algum problema existente. A começar pelas análises manuais da tela e do touch, similar ao que a Samsung oferece em seus celulares e tablets de maneira nativa.

Também há páginas de status, como a de bateria. Ao acessar a nova área, o proprietário do dispositivo consegue verificar a saúde da peça e a contagem de ciclos para averiguar se precisa trocá-la ou não. Ainda é possível apurar a durabilidade do armazenamento sem depender de apps de terceiros.

Além disso, o sistema oferece um modo de avaliação para você usar o seu celular para testar outro dispositivo. Essa opção realiza uma sequência de análises para buscar problemas no aparelho de um amigo, por exemplo.

Nova central de diagnósticos do Android 15 (Imagem: Reprodução/Android Authority)
Nova central de diagnósticos do Android 15 (Imagem: Reprodução/Android Authority)
Foto: Canaltech

Quando chega o Android 15?

O novo recurso deve ser liberado a todos junto com a versão estável do Android 15, prevista para o segundo semestre deste ano. Porém, apenas os celulares e tablets elegíveis da família Google Pixel devem receber a atualização logo na estreia da nova geração, considerando que os demais fabricantes seguem calendários próprios.

Além da central de diagnósticos, a atualização vai trazer uma opção para esconder apps e outros recursos de segurança para manter o dispositivo mais protegido em caso de roubo ou furto. Veja o que esperar do Android 15.

Fonte: Android Authority

Trending no Canaltech:

Canaltech
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade