Amazon sonhou com um futuro sem caixas. A Inditex tornou isso realidade e já instalou sistemas de auto pagamento em suas lojas; a estratégia está fazendo muito sucesso.
A Zara apostou em sistemas de autopagamento com etiquetas NFC para evitar filas e tornar a experiência de compra mais rápida. A estratégia foi um sucesso e algumas lojas das marcas do grupo já registram até 90% das transações usando esse sistema automatizado.
A Amazon imaginou um sistema de lojas totalmente automatizadas onde o cliente nem precisaria passar pelo caixa. Mas, na real, quem está tendo os melhores resultados nessa ideia não é o gigante fundado por Jeff Bezos. Quem está bombando mesmo é a Inditex.
Na última apresentação de resultados, a multinacional do setor têxtil afirmou que seu sistema de autopagamento está fazendo um sucesso enorme em algumas lojas, chegando a representar até 90% do total das operações, segundo o jornal Cinco Días.
Passar pelo caixa sempre foi um momento crítico na experiência de compra, principalmente por causa das filas longas que se formam nas caixas tradicionais. Por isso, a chegada dos sistemas de autopagamento representou uma mudança radical em supermercados e grandes lojas.
Em algumas das lojas mais importantes do grupo Inditex (Zara, Pull&Bear, Zara Home, entre outras), o número de transações por autopagamento já superou o das compras feitas nos caixas tradicionais. Esse número, que praticamente dobrou em relação ao ano passado, mostra que o autopagamento deixou de ser uma tendência para virar padrão em muitas das unidades mais modernas da rede.
Mais investimento em tecnologia
Os bons resultados da Inditex na experiência de pagamento vêm da aposta de marcas como a Zara em sistemas automatizados, que começaram a ser testados em março de 2025 em quatro lojas nas cidades de Madrid, Santiago de Compostela, Bilbao e Barcelona.
Essa aposta não se resume a instalar mais terminais de ...
Matérias relacionadas
Novidades na Steam: mais de um milhão de jogadores aguardam este sucesso de estratégia