PUBLICIDADE

5 motivos para não usar o YoWhatsApp

Confira motivos para não instalar o YoWhatsApp no seu celular, aplicativo não oficial que promete mais recursos do que o WhatsApp da Meta

22 jun 2024 - 22h06
(atualizado em 23/6/2024 às 21h30)
Compartilhar
Exibir comentários

O YoWhatsApp — também chamado de YoWa — promete personalizar o mensageiro e oferecer recursos chamativos de uma forma totalmente gratuita. Entretanto, por não ser oficial e realizar modificações na versão estável do Zap, usá-lo pode trazer problemas e inclusive resultar no banimento da sua conta. Sendo assim, o indicado é ficar longe desse aplicativo e o Canaltech explica melhor o porquê.

Foto: Divulgação/YoWhatsApp / Canaltech

O que é o YoWhatsApp?

O YoWhatsApp é uma versão modificada do WhatsApp e deve ser instalado como um software à parte. Isso quer dizer que você pode ter ambos mensageiros no seu aparelho. Além de oferecer todas as mesmas características do Zap oficial, o YoWa tem recursos extras, como bloquear chamadas individualmente, colocar até 35 caracteres no nome de um grupo (o padrão é 25) e maior controle nas mensagens.

5 razões para não instalar o YoWhatsApp no celular

Confira motivos importantes para não instalar o YoWhatsApp no seu celular.

5. O WhatsApp pode banir sua conta

Primeiramente, ao usar um modificador ou software não oficial, você viola os termos de uso que concordou no momento em que criou sua conta no mensageiro da Meta. Assim, essa brincadeira por ter um preço muito alto. Ao Canaltech, o WhatsApp confirmou a situação:

"Esses apps não oficiais foram desenvolvidos por outras empresas e violam nossos Termos de Serviço. O WhatsApp não é compatível com esses apps porque não podemos validar as medidas de segurança implementadas por eles".

4. Sua privacidade fica em risco

Assim que você instala e começa a usar o YoWhatsApp, o software solicita diversas permissões no seu aparelho para funcionar. Isso vai desde o uso do microfone e da câmera ao acesso de arquivos internos. Contudo, por se tratar de um app de terceiros, você libera sua privacidade para desconhecidos que poderiam fazer o que quiserem com os dados adquiridos.

Página inicial do YoWhatsApp (Imagem: Captura de tela/Ricardo Syozi/Canaltech)
Página inicial do YoWhatsApp (Imagem: Captura de tela/Ricardo Syozi/Canaltech)
Foto: Canaltech

3. Não é oficial

Como mencionado acima, o YoWa não é um produto oficial da Meta, ou seja: não segue as mesmas regras e provavelmente não responde às leis brasileiras. Sendo assim, não é recomendável confiar em um produto deste tipo, já que, em caso de problemas como vazamento de dados ou monitoramento de conversas, não há como recorrer à lei para tentar obter qualquer reparação.

2. Não dá para baixar nas lojas oficiais

Seguindo a linha de ser um produto não oficial, o YoWhatsApp precisa ser baixado em sites alternativos, já que não é distribuído por plataformas como Google Play Store ou Apple App Store. Isso também deveria ser um alerta, pois é uma ação que pode deixar seu telefone vulnerável e te colocar em alto risco para muitos tipos de malware. Nunca é demais recomendar o download apenas em lojas oficiais, sites oficiais ou lojas alternativas confiáveis.

1. Nada de criptografia do WhatsApp

Por fim, especialistas da empresa de segurança digital Kaspersky destacam um ponto importante: "Provavelmente a regra mais importante da segurança da informação é reduzir os riscos". Em outras palavras, não dê sorte ao azar.

O YoWa não tem a criptografia de ponta a ponta presente no WhatsApp oficial, então todo o conteúdo das suas conversas pode ficar exposto. Imagine mandar seus dados pessoais como CPF e endereço para um amigo, enquanto um hacker recebe tudo isso. Não é algo muito animador, certo?

Manter a segurança e privacidade é mais importante

Mesmo que o YoWhatsApp possa parecer interessante, já que entrega diversas funções não presentes na versão padrão do Zap, há muito mais riscos do que benefícios em usar esse software não oficial. Sendo assim, a recomendação do Canaltech continua a mesma: fique longe do YoWa.

Aproveite e confira dicas importantes para deixar o seu WhatsApp mais seguro.

Trending no Canaltech:

Canaltech
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade